AFRICANOS NO BRASIL: TRABALHO, VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA & QUILOMBOS.
AFRICANOS NO BRASIL: TRABALHO, VIOLÊNCIA E RESISTÊNCIA
Como forma de controlar os escravizados eram utilizados diversos mecanismos que faziam uso da violência contra negros e negras. Em geral, eram submetidos a vários tipos de castigos, não só de natureza físicos, como psicológicos e emocionais. Era comum a separação das famílias quando chegavam ao Brasil, por exemplo. Os escravizados recebiam castigos por qualquer ato que seu senhor considerasse como falha. Havia também a utilização de instrumentos de castigos como a palmatória, a gargalheira e a máscara de flandres.
Essas formas de controlar os escravizados foram cruéis, porém muito eficientes. Entretanto, muitos africanos escravizados resistiram ao cativeiro enquanto durou a escravidão. Mesmo durante a viagem rumo à América, eram comuns as tentativas de revolta. Embora quase sempre fracassados, alguns motins chegaram a destruir navios e causar a morte de tripulantes e escravos.
Já em terra firma, submetidos a dura rotina de trabalho e aos maus-tratos, os escravos obedeciam aos senhores para evitar os castigos físicos. Porém existiram várias formas de resistência, desde ações individuais espontâneas até ações coletivas planejadas. Muitos escravos e escravas entravam num estado profundo de depressão, conhecido como BANZO, e deixavam de se alimentar, o que, às vezes os levava à morte. O suicídio era outra forma de resistência, praticado em situações de desespero.
Outra forma de resistência era manter viva sua cultura. Um exemplo são os penteados, conhecidos como CABELOS DE AXÉ, que consistiram em uma forma de reconhecimento e aceitação de suas origens. Ainda hoje, retratam a importância que essa força identitária tem para a população afrodescendente, como forma de valorização cultural e fortalecimento racial.
1) Devido aos maus-tratos os africanos escravizados entravam num estado profundo de depressão. Como esse estado era conhecido? *
4 pontos
Depression.
Dépression.
Banzo.
Depresioa.
2) Uma forma de resistência contra a escravidão encontrada pelos africanos, foi a de manter viva sua cultura. Um exemplo são os penteados. Como esses penteados eram conhecidos? *
4 pontos
Pranchinha.
Progressiva.
Permanente.
Cabelos de Axé.
AFRICANOS NO BRASIL: QUILOMBOS
Porém, uma das principais formas de resistência organizada pelos escravizados foi a formação de comunidades
de escravizados fugitivos, conhecidas como QUILOMBOS. Esses lugares se transformaram em centros de resistências dos escravos negros que escapavam do trabalho forçado no Brasil. O maior e mais duradouro de todos os quilombos brasileiros foi o quilombo dos Palmares. Teve início numa noite de 1597, quando cerca de 40 escravizados fugiram de um engenho no litoral nordestino e refugiaram-se na Serra da Barriga, uma região do Estado de Alagoas.
Palmares cresceu rapidamente e chegou a ter cerca de 15 mil habitantes. Os africanos e seus descendentes eram a maioria, mas em Palmares havia também brancos pobres e indígenas expulsos de suas terras. Os habitantes viviam em liberdade e em conjunto de povoações chamados de MOCAMBOS. Zumbi dos Palmares, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas.
Palmares era uma ameaça aos senhores de escravos. Desde sua fundação várias expedições foram enviadas pelos poderosos para destruir o quilombo. As autoridades contrataram o bandeirante Domingos Jorge Velho para destruir o quilombo dos Palmares. Com cerca de 6500 homens e um grande poderio militar, que incluía canhões, Jorge Velho e seu exército invadiram e incendiaram a capital palmarina, em 6 de fevereiro de 1694. Zumbi dos Palmares, mesmo
ferido, escapou e resistiu por vários meses. Morto em 20 de novembro de 1695.
3) Qual a principal forma de resistência organizada pelos escravizados? *
4 pontos
A formação de comunidades chamadas QUILOMBOS.
A formação de comunidades chamadas CONDOMÍNIOS.
A formação de comunidades chamadas VILAS.
A formação de comunidades chamadas BAIRROS.
4) Os quilombos eram: *
4 pontos
Comunidades de indígenas que fugiram dos domínios portugueses.
Comunidades fortificadas construídas por portugueses para evitar a fuga de escravizados.
Comunidade de africanos escravizados fugidos das fazendas.
Cidades altamente desenvolvidas existentes na África do século XVI.
5) Qual foi o maior e mais duradouro quilombo brasileiro do período colonial? *
0 pontos
Quilombo do rio Vermelho.
Quilombo da lagoa Amarela.
Quilombo dos Palmares.
Quilombo do negro Lúcio.
6) Como se chamava o último líder do quilombo dos Palmares? *
4 pontos
Zambi do Palmares.
Zimbu dos Palmares.
Bizum dos Palmares.
Zumbi dos Palmares.
me ajudem por favor isso e para o dia 15 de outubro
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Certeza não tenho mais
GABARITO
1 2 3 4 5 6
E B D A B A
anagapessoal:
Eu fiz esse trabalho e foi essas as respostas que eu marquei.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás