2. Abaixo seguem alguns acontecimentos ocorridos no Brasil e no mundo durante
o Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial. Numere-os de 1 a 7, o acordo com
a ordem cronológica:
( ) O Brasil declara guerra ao Eixo, após ter navios mercantes atacados por
submarinos alemães.
(
) A Alemanha invade a Polônia, após assinar o Pacto de Não Agressão com a
União Soviética, dando inicio à Segunda Guerra Mundial.
( ) Através de um golpe Getúlio Vargas institui o Estado Novo, alegando que os
comunistas pretendiam tomar o poder
( ) Os Estados Unidos entram na guerra contra o Japão, após o ataque japonês à
base norte-americana de Pearl Harbor.
( ) Getúlio Vargas renuncia, pondo fim ao Estado Novo, após o crescimento da
oposição ao seu governo.
( ) Após invadir boa parte dos países da Europa, a Alemanha inicia a invasão à
União Soviética.
( ) A Segunda Guerra Mundial entra em sua fase final, com a invasão dos russos em
Berlim e o lançamento das bombas atômicas pelos Estados Unidos no Japão.
Respostas
RESPOSTA:
( 4 )
( 2 )
( 1 )
( 3 )
( 5 )
( 6 )
( 7 )
EXPLICAÇÃO:
( 4 ) Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição que foi rompida no ano seguinte. Ainda assim, o país manteve a neutralidade. A situação mudaria em 1942, quando o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Eixo. Assim, 19 navios brasileiros foram atacados na costa brasileira pelas forças alemãs causando a morte de 500 pessoas.
( 2 ) O conflito teve como estopim a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939.
( 1 ) Em 1937 aconteceu esse golpe.
( 3 ) Foi em 1941, contudo, que os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra, após a base naval de Pearl Harbor ter sido atacada por aviões japoneses.
( 5 ) A ida do contingente brasileiro à Europa aumentou as contradições internas do governo de Getúlio Vargas. Afinal, os brasileiros foram lutar contra uma ditadura, mas viviam sob um regime anti-democrático. Receoso que esses soldados, agora experientes, pudessem se voltar contra o governo, Vargas se apressa em desfazer o contigente militar.
( 6 ) INVASÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA: Com a Operação Barbarossa ( Invasão da União Soviética), mais de três milhões de soldados alemães invadiram o território soviético. A Operação Barbarossa foi iniciada pelos alemães em 22 de junho de 1941 e mobilizou mais de três milhões de soldados, além de milhares de aviões, tanques e peças de artilharia. O ataque iniciou-se baseado na tática da blitzkrieg e possibilitou rápidos avanços para os alemães. O objetivo era conquistar a União Soviética em até oito semanas. DERROTA DA ALEMANHA: Houve derrotas significativas sofridas pelos alemães no território soviético após Stalingrado. O maior destaque, nesse sentido, é Kursk, batalha fundamental para os alemães que terminou com a derrota deles porque foram obrigados a recuar a fim de reforçarem suas linhas na Itália. Os alemães tinham sido expulsos do norte da África, e, com isso, a Itália passou a ser invadida pelo sul. Eles perderam o controle sobre a Itália, reconquistada pelos Aliados. O líder do fascismo italiano, Mussolini, foi morto por guerrilheiros que lutavam contra os nazistas. No leste europeu, os alemães foram empurrados por milhões de soldados soviéticos. Locais como Estônia, Polônia, Hungria, entre outros, foram reconquistados à medida que as forças soviéticas avançavam. O Dia D, realizado em 6 junho de 1944, abriu uma nova frente de guerra dos Aliados contra os nazistas e aumentou a pressão sobre os alemães. Em 1945, os Aliados entraram em território alemão, e Berlim, a capital do país, foi conquistada em abril. Adolf Hitler cometeu suicídio e, em maio de 1945, a Alemanha rendeu-se.
( 7 ) Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba da história contra um alvo, a cidade de Hiroshima. A derrota do Japão aconteceu oficialmente em setembro de 1945. A luta contra os americanos tinha sido iniciada em dezembro de 1941, quando os japoneses atacaram a base naval dos Estados Unidos, em Pearl Harbor, no Havaí.