• Matéria: Filosofia
  • Autor: raygonçalves
  • Perguntado 9 anos atrás

É bastante comum as pessoas entenderem a palavra "crítica" no sentido de "ser do contra", "fazer considerações desagradáveis"; dizer que tudo vai mal, que tudo está errado, que tudo é feio, etc. Em geral, crítica é mau humor, coisa de gente chata ou pretensiosa que acha que sabe mais que os outros. Mas não é isso que essa palavra quer dizer e o seu sentido etimológico é totalmente outro.

Acerca do sentido da palavra "crítica" é correto afirmar que:

I – São considerações subjetivas, relativistas e circunstanciais sobre o modo de vida de sociedades marginais.

II – É a capacidade humana de julgar, discernir e decidir corretamente.

II – É o exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento.

IV – É a capacidade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)

I, II e III.
b)

II, III e IV.
c)

I, II e IV.
d)

I, III e IV.

2)

Em conformidade com o pensamento de Marilena Chauí o conceito de crítica está intimamente ligado à questão da racionalidade e de algum modo também se liga ao conceito de autodeterminação.

De acordo com o texto acima devemos entender autodeterminação como sendo:

Alternativas:

a)

A heteronomia da vontade relativa aos indivíduos e aos grupos sociais.
b)

A possibilidade de determinar o destino político e escolher os próprios governantes a partir de interferências externas.
c)

A capacidade de decidir, por si, o destino de nossos familiares e das pessoas ligadas aos nossos grupos sociais.
d)

A possibilidade de escolher o próprio destino e de orientar a própria conduta.

3)

Em todas as atividades humanas a crítica deve estar presente, mas de modo especial ela nunca pode estar ausente da atividade política, principalmente, pois a falta de crítica, quando aplicada ao campo político, pode gerar resultados indesejáveis, repercutindo não só em escolhas equivocadas, como também na condução dos rumos de sociedades inteiras de modo interesseiro e ideológico.

No campo político, a crítica está presente quando:

Alternativas:

a)

Procura-se conduzir o eleitor pela propaganda, ou por outros meios psíquicos, a decidir emocionalmente.
b)

Desenvolve-se na democracia representativa uma verdadeira indústria de persuasão política.
c)

Busca despertar o hábito de reivindicar os direitos adquiridos e combater a ignorância política.
d)

Governa-se a sociedade pela ideologia da classe dominante que, para manter a sua influência, faz com que seus valores sejam aceitos como certos por todas as demais classes sociais.

4)

A respeito da relação existente entre os conhecimentos científico e filosófico, podemos afirmar que o primeiro se caracteriza pela busca de conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo; enquanto o segundo busca entender a realidade e seu fim último, a partir de um ponto de vista crítico-reflexivo, estabelecendo nexo entre o todo e as partes.

Sobre a relação supracitada, considere:

Alternativas:

a)

A maior contribuição, tanto da ciência quanto da filosofia, é combater a tirania e a visão totalitária de mundo imposta pelas grandes religiões da humanidade.
b)

O que diferencia ciência e filosofia é, sobretudo, uma questão de enfoque: a ciência interessa-se mais em resolver problemas específicos, delimitados, enquanto a filosofia busca alcançar uma visão global, harmônica e crítica do saber humano.
c)

O saber científico, em última análise, se opõe ao saber filosófico.
d)

A filosofia envolve uma crítica ao conhecimento científico de um ponto de vista mais preocupado com detalhes e menos comprometido com a harmonia do corpo genérico das ciências específicas.

5)

A ciência moderna empenhou-se em superar tudo o que remetia à autoridade oriunda unicamente da tradição, das superstições e dos mitos, sem passar pelo crivo da racionalidade. Porém, críticos pós-modernos sustentam que, ao combater os mitos, o cientificismo acabou por adquirir características míticas, sem se aperceber disso.

A ciência se transforma em mito quando:

I – Procura induzir o comportamento e inibir o pensamento.

II – Permite a existência de uma classe que pensa e outra de indivíduos liberados da obrigação de pensar e fazem apenas o que os cientistas outorgam.

III – Faz uso de uma ideologia na qual a sua verdade é a única verdade aceitável.

IV – Busca fazer uma revisão constante e uma autoanálise para detectar sua validade, sem impor sua verdade.

Estão corretas apenas as alternativas:

Alternativas:

a)

I, II e III.
b)

II, III e IV.
c)

I, II e IV.
d)

I, III e IV.

Respostas

respondido por: Madnnaa
9
1)b)
2)c)
3)c)
4)b)
5)d)
espero ter ajudado;)

raygonçalves: tem questão com resposta errada!
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