Pensemos em homens que vivem acorrentados dentro de uma caverna desde o dia em que nasceram. Estes homens estariam virados para a parede e a única coisa que viriam a vida toda seriam as sombras do que passava pelo lado de fora da caverna. Para aqueles homens a verdade seria as sombras. Imaginem agora que um homem conseguisse se libertar dos grilhões que os prendiam e que, com muito esforço sair de dentro da caverna por uma subida que o levaria ao lado de fora. Este primeiro esforço se daria porque os seus músculos estavam atrofiado por viverem a vida toda ali parados, presos por aqueles grilhões. Ao sair, não seriam mais os músculos que doeriam, mas seus olhos. Seus olhos ficariam ofuscados pela luz que não estavam habituados a ver. Tudo lhe pareceria meio confuso até que também seus olhos, assim como seus músculos, se acostumassem com aquela nova experiência. Inicialmente olhariam para o reflexo das coisas nas aguas, depois olharia para as coisas mesmas, até que por fim perceberia que tudo o que via, era iluminado por um astro no Céu, o sol. Mas esta fonte de toda luz, por mais habituado que fossem, esta nunca lhe seria completamente acessível, pois era muito forte. Só poderia, portanto, vislumbrar esta luz. Após esta incrível experiência com o mundo real, aquele homem lembraria de seus familiares e amigos que ainda estavam dentro da caverna. Retornando para a caverna para salva-los dos grilhões que os prendiam o que este homem encontraria? Todos iriam dizer que ele estava louco, que era um impostor, que não sabia o que estava falando, pois sabiam que eram as sombras as verdades supremas. E este homem ainda se passaria por bobo, pois agora, acostumado com a luz, seus olhos não seria capaz de vez tão bem no escuro e sobre as sombras não seria mais tão capaz de falar do que aqueles que só viram elas a vida toda.
De acordo com o texto e o pensamento de Platão, pode-se afirmar que
Escolha uma:
a.
Platão, assim com Aristóteles, via que a principal característica de uma vida feliz era viver tranquilamente, sem perturbações.
b.
Platão é considerado um pré-socrático, pois reflete sobre a natureza das coisas.
c.
Platão não via na filosofia o melhor caminho de vida, pois dela só vinham verdades misturadas com sofrimento.
d.
Platão era ateu, pois não acreditava na iluminação divina, assim como todos os filósofos.
e.
a filosofia de Platão nos fala de uma mudança de modo de vida. Na qual devemos nos guiar por nossa razão, pela filosofia e não pelas aparências.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
e
Explicação:
a filosofia de Platão nos fala de uma mudança de modo de vida. Na qual devemos nos guiar por nossa razão, pela filosofia e não pelas aparências.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás