Respostas
Resposta:
Os Etruscos eram um povo mercador e muito hábil na arquitetura e nas artes, além de ter servido de base para a criação da sociedade romana na Antiguidade.
Os Etruscos povoaram a Península Itálica a partir do século IX a.C., portanto antes mesmo de Roma.
Eram povos mais avançados que os demais, com cultura própria que se destacava, além de se sobressaírem no artesanato e escultura. Os Etruscos também tinham considerável conhecimento de arquitetura e engenharia.
Ele formavam uma das mais fortes civilizações da Antiguidade, sendo temidos e respeitados por muitos povos.
Os Etruscos viveram na Etrúria, região da Península Itálica, atualmente equivalente à atual Toscana. Ali fundaram cidades-estado com cultura e costumes próprios, como foram as gregas. Além disso sua sociedade era urbana e voltada para o comércio.
Possuíam fortes exércitos e uma magnífica frota naval, que lhes permitia controlar uma ampla rede de comércio. Eles negociavam seus produtos desde a Península Ibérica e Gália até a Anatólia, o Levante e o norte da África.
Um fator que diferenciava os Etruscos dos demais povos da época era a participação feminina na vida pública. Não havia diferenciação entre mulher e homem nas questões do dia a dia e a vida social era bem equilibrada no critério gênero.