1) No trecho: “Mas em vez de lamentar, podemos mudar este cenário”, a palavra MAS tem a função de: *
1 ponto
A) conjunção, que introduz uma ideia de oposição.
B) conjunção, que introduz uma ideia de conclusão.
C) conjunção, que introduz uma ideia de soma.
D) conjunção, que introduz uma ideia de alternância.
2) Qual das alternativas indica um trecho em que a linguagem promove aproximação com o leitor: *
1 ponto
A) Quando se fala sobre a Mata Atlântica, floresta presente em 17 estados brasileiros e que tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta.
B) Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?
C) A campanha vai ajudar também a mostrar o quanto a floresta é importante para garantir a geração de água em quantidade e qualidade para o nosso consumo.
D) O objetivo é, através da captação de recursos por financiamento coletivo no site Kickante, arrecadar dinheiro para, inicialmente, plantar 20 mil mudas de árvores nativas no entorno do Rio Uma.
Respostas
1) R:A) conjunção, que introduz uma ideia de oposição.
2) R:B) Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?
Resposta:
1)A) conjunção, que introduz uma ideia de oposição
2)B) Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?
Explicação:
1)Parabéns, é isso aí! No trecho: “Mas em vez de lamentar, podemos mudar este cenário”, a palavra MAS tem a função de “conjunção, que introduz uma ideia de oposição.”. Ou seja, o MAS relaciona duas ideias contrastantes, opostas: em vez de chorar, reclamar, lamentar, nós podemos fazer alguma coisa para mudar esse cenário de triste para feliz; de ruim para bom
2)Parabéns, é isso aí! Dentre as alternativas, a opção: “Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?”, caracteriza-se por apresentar uma linguagem mais próxima do leitor. Esse recurso pode ser observado no uso dos pronomes “EU e VOCÊ”, além do da interrogação que permite estabelecer um diálogo com o leitor