Respostas
Resposta: A economia do Japão avançou grandiosamente logo depois da Segunda Guerra Mundial. Ao sair da guerra derrotado, o país recebeu ajuda financeira vinda dos norte-americanos para se reerguer.
Na década de 1970, o Japão fez investimentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e tornou-se, nessa mesma época, uma grande potência econômica no mundo.
Durante as décadas de 1980 e 1990, a economia do Japão assumiu um posto de extrema relevância, o suficiente para fazer o país ocupar o segundo lugar como o mais rico do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Dos fatos que contribuíram para que a economia do Japão ganhasse destaque em relação aos demais países do continente asiático, foi a presença dos norte-americanos logo após a derrota dos japoneses na Segunda Grande Guerra.
O país passou a ser referência na produção e exportação de automóveis, artigos eletrônicos e objetos de informática. Atualmente, a economia do Japão é baseada na metalurgia, siderurgia, produção naval, notáveis empresas multimarcas, sólido sistema bancário, entre outros fatores.
Outro ponto bem desenvolvido no Japão é a infraestrutura, em especial os portos, rodovias, geradores de energia. Devido aos altos salários pagos pelas empresas, essa sociedade possui um elevado poder de consumo, contribuindo com o desenvolvimento do mercado interno.
Explicação: