Conheça a importância da empatia na formação dos jovens
Vivemos em um mundo no qual a intolerância é muito forte, as discussões nas redes sociais são cada vez mais intensas e as opiniões distintas causam discórdia e inimizades. Esses comportamentos mostram a falta de empatia na sociedade, que não se coloca no lugar do outro para entender ou ao menos respeitar suas opiniões e posicionamentos.
Os jovens presenciam e, muitas vezes, estão imersos nessas situações. Por isso, a empatia deve ser um tema trabalhado pelas instituições de ensino e em casa pelos pais, pois ela é fundamental para a formação de adolescentes mais humanos, conscientes e solidários.
Colocar-se no lugar do outro é o melhor exercício para desenvolver a empatia nos jovens
A professora canadense Anita Nowak, que pesquisa a empatia como um sentimento que pode mudar a sociedade, tem uma frase impactante sobre o tema: “A empatia é a força mais poderosamente perturbadora do mundo, só fica atrás do amor.”
Diante de tamanha representatividade, a empatia pode ser desenvolvida pelos jovens por meio de um exercício simples e diário, o de se colocar no lugar do outro.Pois os jovens devem auxiliarem-se em seus anseios, medos e esperanças. Imaginar como o próximo se sente, de onde ele veio, qual o contexto da sua criação e também lembrar que cada um tem sua própria história e seus desafios é uma forma de tentar entender como é estar na pele do outro e compreender o que ele pode estar sentindo naquele momento.
A empatia na vida dos jovens mostra para eles que não há verdade absoluta, que tudo depende do ponto de vista e do contexto. Importante para a formação de uma sociedade melhor, a empatia pode e deve fazer parte da rotina escolar e pessoal dos estudantes. Os educadores e pais podem ajudar as crianças e os adolescentes a treinarem a habilidade de colocar-se no lugar do outro em atividades rotineiras, como abordaremos no tópico a seguir.(...)
Toda orientação dada aos jovens pelos responsáveis, para se fortalecerem emocionalmente auxilia na empatia. (...)
2) Retire do texto:
a) Uma oração com Voz ativa:
b) Uma oração com Voz passiva:
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Voz ativa aquela que o indivíduo faz a ação: "Os jovens presenciam e ,muitas vezes,estão imersos na situação". ( Os jovens estão fazendo a ação por estarem "presenciando-a".
voz passiva que recebe a ação:" A empatia na vida dos jovens mostra pra eles que não há verdade absoluta que tudo depende do ponto de vista do contexto" (os jovens com a empatia nas suas vidas *recebendo*.)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás