• Matéria: Geografia
  • Autor: beietagamer984
  • Perguntado 5 anos atrás

Responda quais os desafios sociais na américa latina?

Respostas

respondido por: feliperodrigues8014
4

Resposta: Nos últimos meses, acompanhamos uma série de crises nos países latino-americanos, desde as questões institucionais no Peru, passando por fortes e violentos protestos no Equador e no Chile e pelas indefinições do resultado eleitoral na Bolívia, além das expectativas frente aos resultados eleitorais na Argentina e no Uruguai no dia 27 de outubro. Todos estes acontecimentos nos levaram a questionar as raízes e as causas deste momento na região.

Cada país tem uma dinâmica política e institucional distinta que levou, nos últimos anos, à deterioração do sistema político e das condições sociais. A região não demonstra estar presa em um mesmo ciclo e não consegue dar respostas na superação de condições históricas de injustiça social, desigualdade e baixo desenvolvimento.

A sociedade latino-americana sentiu a perda dos ganhos de renda obtidos com o boom dos preços das commodities. Os sinais de recuperação econômica ainda são lentos e as previsões do FMI apontam para um crescimento de 0,8% na região em 2019 (abaixo do avanço de 1% de 2018), enquanto o restante do mundo terá expansão de 3,2%. As disputas comerciais entre Estados Unidos e China, bem como a desaceleração econômica mundial, são alguns dos fatores que impactam na dificuldade dos países latinos em retomar o crescimento econômico.

Frente ao ambiente de desaceleração econômica, muitos países implementaram uma política monetária restritiva para conter pressões inflacionárias, bem como uma política fiscal visando à redução dos déficits primários. A diminuição dos gastos públicos, de acordo com dados da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), não foi acompanhada de uma trajetória de redução da dívida pública.

Os avanços sociais que aconteceram no período do boom das commodities na região não persistiram ao longo deste quadro de baixo crescimento e políticas econômicas restritivas. Em 2002, 11,2% da população vivia na linha da extrema pobreza, sendo que, em 2014, o percentual caiu para 7,4%, segundo a Cepal.

Explicação:

respondido por: dioneslenhardt
1

Resposta:

Nos últimos meses, acompanhamos uma série de crises nos países latino-americanos, desde as questões institucionais no Peru, passando por fortes e violentos protestos no Equador e no Chile e pelas indefinições do resultado eleitoral na Bolívia, além das expectativas frente aos resultados eleitorais na Argentina e no Uruguai no dia 27 de outubro. Todos estes acontecimentos nos levaram a questionar as raízes e as causas deste momento na região.

Perguntas similares