2) Sabendo que cada unidade equivale à 0,5 cm², analise as afirmações e assinale a que for verdadeira: * 1 ponto Imagem sem legenda a) A figura A + B + C tem uma área de 60 cm² b) A figura A tem área maior que a figura B. c) A área C mede 30 cm² d) A soma das áreas A e B equivale a área C
Respostas
A afirmação C é verdadeira.
Para analisar as afirmações, vamos calcular as áreas A, B e C.
Como cada unidade equivale a 0,5 cm², temos que a área da figura A é dada pela metade do número de unidades que formam um retângulo de 3 x 5 unidades, o que nos dá:
A: (3 x 5) x 0,5 cm² = 7,5 cm² ÷ 2 = 3,75 cm²
A figura B é composta de dois triângulos, sendo que o primeiro é metade de um retângulo 3 x 4 e o segundo é metade de um retângulo 2 x 4, o que nos dá:
B: (3 x 4) x 0,5 cm²= 6,0 cm² ÷ 2 = 3,0 cm²
(2 x 4) x 0,5 cm²= 4,0 cm² ÷ 2 = 2,0 cm²
B: 3,0 + 2,0 = 5,0 cm²
A figura C é composta de um paralelogramo, que consiste em um retângulo inclinado que possui 10 x 6 unidades, o que nos dá:
C: (10 x 6) x 0,5 cm² = 30 cm²
Agora vamos analisar as afirmações:
a. FALSA: A soma A + B + C é igual a 38,75 cm².
b. FALSA: A área da figura B é maior que a A.
c. VERDADEIRA: A área da figura C é de 30 cm².
d. FALSA: A soma de A + B equivale a 8,75 cm² ≠ 30 cm².
Espero ter ajudado!
Quanto a área das figuras, é correto afirmar que a área C mede 30 cm² (Alternativa C).
Nessa tarefa, temos que calcular a área das três figuras e analisar as alternativas para encontrar aquela que é verdadeira.
A primeira figura (A) é um triângulo retângulo, se trata da metade de um retângulo. Por isso, podemos descobrir sua área contando os quadradinhos como se fosse um retângulo para em seguida dividirmos por 2 e multiplicarmos por 0,5, que é o valor de cada quadradinho. Veja:
Área (A) = 15 ÷ 2 = 7,5 . 0,5 = 3,75 cm²
Já a segunda figura (B), é um triângulo que se dividido ao meio gera dois triângulos diferentes. Nesse sentido, se transformarmos esses dois triângulos em retângulos para contar os quadradinhos, podemos descobrir sua área. Sendo assim, podemos realizar o cálculo da área de cada um separadamente para depois somarmos as duas:
Triângulo 1:
12 ÷ 2 = 6 . 0,5 = 3 cm²
Triângulo 2:
8 ÷ 2 = 4 . 0,5 = 2 cm²
Área (B) = 3 + 2 = 5 cm²
Por fim, a terceira figura (C) é um paralelogramo. Note que o triângulo retângulo localizado à esquerda pode ser transferido para o campo vazio à direita, fazendo com que seja possível realizarmos a contagem dos quadradinhos e cálculo de área:
Área (C) = 60 . 0,5 = 30 cm²
Agora que sabemos a área das figuras, podemos descobrir a alternativa correta. A soma das áreas das figuras não é igual a 60 cm², logo, a primeira alternativa (a) está incorreta. Além disso, a figura A possui área menor que a figura B, por isso, a segunda alternativa (b) também está incorreta.
Quanto a terceira afirmativa (c), note que, ao calcular a área da figura C chegamos a 30 cm², sendo então verdadeira. Por fim, a quarta afirmativa (d) também está incorreta pois a soma das áreas de A e B não equivale a área de C.
Abaixo deixo modelo de transformação das figuras que utilizamos para descobrir a área de cada figura!
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/43798643