• Matéria: História
  • Autor: elifonseca32
  • Perguntado 6 anos atrás

Mesmo a tradição marxista de brasileiros que estudaram a realidade do País a partir do conceito de sociedade de classes – burguesia e proletariado – acabou por reconhecer a impossibilidade de uma separação tão rígida no campo da cultura, uma vez que neste há manifestações de tal maneira heterogêneas que se torna necessário incluir nos estudos outros fatores, para além da classe social. Isto ocorre, principalmente, a partir do século XX, com a formação de metrópoles nas quais padrões culturais e de relacionamento social foram substancialmente alterados e manifestações de uma classe apropriadas por outra e culturas estrangeiras adaptadas às realidades locais, caracterizando o que Oswald de Andrade definiria como A) antropofagia. B) animismo. C) antropologia. D) antropomorfismo. E) ambientalismo.


nayarasantos053: Conseguiu achar a resposta ?
isaiab: RESPOSTA - "A" antropofagia

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
17

A alternativa correta é a A) antropofagia.

A antropofagia na arte diz respeito a uma reelaboração de um conceito eurocêntrico que apresenta a antropofagia como um tipo de metáfora para um processo crítico de formação da cultura brasileira.

O homem europeu considerava o selvagem um ser inferior porque praticava o canibalismo. Nesse contexto, Oswald Andrade, em uma visão positiva e com toques de inovação, a índole canibal permitiria a assimilação de críticas e de ideias e modelos que vinham da Europa.  

Os sujeitos antropófagos apresentam a possibilidade de deglutinar formas de produção.

Espero ter ajudado.

respondido por: ffabianefernandes
0

Resposta:

A alternativa correta é a A) antropofagia.

Explicação:

Perguntas similares