• Matéria: Sociologia
  • Autor: nahelytbarreto
  • Perguntado 6 anos atrás

06) Ao longo de todo período histórico brasileiro, a mulher efetivou sua entrada no mercado de trabalho e somente no século XX foi dado um importante passo no sentido de proteger o trabalho feminino: a criação do projeto do código de trabalho, em 1912, havia previsão para que a mulher fosse livre no momento de obter emprego, independe de autorização do marido, limitação do horário do trabalho em 08 (oito) horas, licença de maternidade, dentre outros.
a) Verdadeira
b) Falsa

Respostas

respondido por: MFPeixoto
2

Resposta:

é falsa a afirmação em questão, pois os direitos trabalhistas das mulheres no Brasil só foram adquiridos após 1943

Em 1943, tivemos um grande avanço na edição de normas protetivas à mulher, que foi a promulgação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), solidificando todas as matérias relativas ao trabalho, e, claro, o exercício da atividade empregatícia da mulher.

Explicação:

introdução da mulher no mercado de trabalho se deu com a I e II Guerra Mundial (1914 – 1918 e 1939 – 1945), quando os homens iam para as batalhas e as mulheres passavam a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho (LESKINEN, 2004).

No mercado de trabalho não havia respeito, a mulher sofria discriminação e era explorada trabalhando sempre acima de seus limites físicos por até 16 horas diárias, recebendo salários sempre inferiores ao salário do homem.

Perguntas similares