2. Com a declaração da Independência quais tarefas deveriam ser tomadas pelo Estado?
3. Quem participou da elaboração da primeira Assembleia Constituinte Brasileira?
O que foi a Noite da Agonia?
Quais os principais pontos adotados pala primeira Constituição Brasileira a de 1824?
Qual era a situação de negros, mulheres e indigenas na primeira constituição?
7. Qual era o objetivo da Confederação do Equador?
Explique a Guerra da Cisplatina?
9. Quais foram os acontecimentos que levaram D. Pedro I abdicar do trono?
10. O que foi a Noite das Garrafadas?
11. O que foi a Regência Trina?
12. Quais os três principais grupos políticos na Regência?
13. o que é e por que foi criada a Guarda Nacional, pelo padre Diogo Antônio Feijó?
14. Quais os principais pontos do Ato Adicional de 1834?
15. A que grupo político pertencia Feijó? Qual era sua função como regente?
16. Explique os principais pontos das revoltas regências:
- Rusgas Cuiabanas
- Cabanagem;
- Revolta de Malês;
Revolta dos Farrapos;
Respostas
Marca como melhor pfvrrrrr
2)A Independência dos Estados Unidos foi fortemente influenciada pelas ideias do Iluminismo, principalmente o conceito de que todo povo possui o direito sagrado de lutar pela sua liberdade
3)No dia 3 de junho de 1822, o príncipe regente D. Pedro convocou uma assembleia para elaborar a primeira constituição brasileira. Essa reunião ficou conhecida como a Assembleia Constituinte de 1823. A partir do momento que D.
7)A Confederação do Equador tinha um caráter revolucionário e separatista. Ocorrido em Pernambuco, essa união reuniu políticos e revolucionários em prol da separação do Nordeste brasileiro. ... Um movimento que ganha força na província de Pernambuco, em 1824, mas espalha-se rapidamente.
9)Após setembro de 1822, quando o Brasil foi proclamado independente pelo então Príncipe Regente D. Pedro, seguiram-se uma sequência de conflitos militares e políticos no Brasil que objetivavam assentar as bases do novo governo, sob o regime imperial. Este novo governo foi cimentado pela Constituição de 1824, que legitimou D. Pedro como imperador do Brasil (tornando-se então D. Pedro I), dando a ele também o controle sobre os outros poderes constituídos, por meio do Poder Moderdor.
10)A Noite das Garrafadas foi como ficou conhecido um episódio da história do Brasil Império, que envolvia portugueses que dançaram e apoiaram D
11)Período regencial é como ficou conhecido o decênio de 1831 a 1840 na História do Brasil, compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e a "Declaração da Maioridade", quando seu filho D. Pedro II teve a maioridade proclamada.
12)Pedro I, o Brasil ficou sem imperador e foi governado por regentes. Entre eles, os principais eram restauradores (caramurus), moderados (chimangos) e exaltados (farroupilhas). Eles possuíam soluções e ideias diferentes para os problemas brasileiros, que eram muitos, naquele conturbado período político.
13)A Guarda Nacional brasileira foi criada em agosto de 1831 durante o Período Regencial. O objetivo era ter um grupo armado para contrabalançar o poder do Exército e aumentar a autonomia das províncias.
14)O Ato Adicional de 1834 foi uma medida legislativa tomada durante a Regência Trina Permanente, contemplando os interesses dos grupos liberais. O Ato Adicional alterava a Constituição de 1824 e foi uma tentativa de conter os conflitos entre liberais e conservadores nas disputas pelo poder político central.
15)Feijó foi ministro da justiça da segunda regência trina, defendia a abolição da escravidão e reprimia os navios negreiros.
16)
Rusgas Cuiabanas:
A chamada Rusga foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui-se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros o que na verdade ocorreu em Cuiabá.
Cabanagem:
Cabanagem foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará comandada por: Félix Clemente Malcher, Antonio Vinagre, Francisco Pedro Vinagre, Eduardo Angelim e, Vicente Ferreira de Paula.
Revolta dos males:
Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835. Foi o levante de maior relevância da então província da Bahia. Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante.
Espero ter ajudado
marca como melhor resposta pfvrr