Respostas
Quando ocorre a diminuição ou extinção de uma determinada população, geralmente temos a diminuição de indivíduos que se alimentam dessa população e o aumento do número de organismos que serviam de alimento para ela.
Muitos pássaros e insetos contribuem para a polinização de plantas, garantindo a reprodução desses vegetais até mesmo em outros continentes. Caso eles sejam extintos, o processo será interrompido.
Na mata Atlântica, a dispersão de sementes do jatobá é feita por roedores, que conseguem romper a casca do fruto. Esse processo permite a germinação e a continuidade da espécie. Caso esses roedores diminuam, alguns morcegos, que se alimentam do néctar do jatobá, também podem desaparecer. Já no cerrado existe uma ave chamada curicaca, que come gafanhotos, aranhas, centopeias e ratos, entre outros animais. Se as curicacas desaparecerem, haverá um descontrole biológico, já que pequenas espécies nocivas poderão destruir plantações. Devido ao manejo inadequado dos habitats, a quantidade de manduvi (ou amendoim-de-bugre), árvore do Pantanal, vem diminuindo. Isso afeta a população de araras-azuis, pois quase todos os ninhos da ave são abrigados nas cavidades existentes nessa árvore.