• Matéria: História
  • Autor: marcelfascion
  • Perguntado 5 anos atrás

Getúlio Vargas é considerado uma das figuras mais polêmicas da História do Brasil. Por quê?

Respostas

respondido por: Anônimo
6

Resposta:

Para uns, ele foi um ditador cruel a serviço das elites; para outros, era o pai dos trabalhadores e o maior estadista brasileiro. Em 1954, ele se matou com um tiro no coração. Sabe-se que seu governo usou intensamente os meios de comunicação de massa (rádio, cinema, etc.) para fazer uma propaganda.

respondido por: layanemartinssilva12
3

Resposta:          A HISTORIA DE GETULIO VARGAS

Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro período foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como ditador,] durante o Estado Novo[b] implantado após um golpe de Estado.

No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou. Getúlio era chamado por seus simpatizantes de "pai dos pobres", pela legislação trabalhista e políticas sociais adotadas sob seus governos. A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de "getulismo" ou "varguismo". Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados "getulistas". As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo se referiam a ele como "Getúlio".

Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração,] em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Sua influência se estende até hoje. A sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Getúlio Vargas foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em 15 de setembro de 2010, pela lei nº 12.326.]

Explicação:

Perguntas similares