Com a criação da ONU, em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime contra a humanidade. Ela obriga os países da comunidade de nações a punir este tipo de crime. Um mês depois, 100 dos 188 membros haviam ratificado a convenção. Hoje o número chega a 140. A intenção de eliminar grupos étnicos, religiosos, nacionais ou raciais deve ser punida. Também condições desumanas de vida, graves violações físicas ou psicológicas, o impedimento de nascimento de crianças ou seu sequestro se enquadram neste conceito.
Fonte: Nações Unidas, Brasil. (adaptado).
Considerando o texto base, conclui-se que se trata do conceito de:
A)
Xenofobia, que é a aversão aos mais pobres e aos estrangeiros.
B)
Eurocentrismo, a visão de que os europeus são povos civilizados, enquanto outros podem viver em condições desumanas.
C)
Apartheid, com a segregação racial de negros na África do Sul.
D)
Etnocentrismo, com a concepção de que alguns povos são superiores a outros.
E)
Genocídio, extermínio parcial ou total de um povo, de sua cultura.
Respostas
Resposta:
E - Genocidio
Explicação:
Em 9 de dezembro de 1948, em Paris, a ONU tornou o genocídio passível de punição, ao aprovar a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio.
O objetivo da criação da ONU, em 1948, é punir o: Alternativa e) Genocídio.
O termo “genocídio” foi cunhado por Raphael Lemkin (1944) para descrever as atrocidades cometidas pelo regime nazista contra milhões de judeus e ciganos.
O genocídio é um dos crimes mais graves segundo o direito internacional. De acordo com o Estatuto de Roma de 1998, o genocídio consiste na prática de atos que visam a destruição total ou parcial de um grupo nacional, étnico, racial ou religioso.
Com a finalidade de punir essa prática, em 1948 as Nações Unidas tornaram esse tipo de crime passível de punição, através da aprovação da Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39263455