o declínio da taxa de crescimento no Brasil tem relação com a queda das taxas de natalidade e faculdade de população Cite algumas fatores que influenciaram na queda da natalidade da fecundidade do país
Respostas
Resposta:Taxa de natalidade e taxa de mortalidade são importantes indicadores estatísticos do crescimento demográfico. O estudo dos dados fornecidos por esses indicadores ajuda a compreender a dinâmica populacional e a entender sua relação com variáveis que influenciam o desenvolvimento, como migrações, qualidade de vida, fatores socioeconômicos e localização.
Taxa de natalidade
Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento. Representa a relação entre os nascimentos em um ano e o número total da população.
Essa taxa é calculada a cada mil habitantes, e seu resultado é apresentado em permilagem (número por mil).
Observe abaixo um exemplo hipotético de cálculo de taxa de natalidade:
População total do país: 1 300 000 habitantes
Nascimentos em um ano: 10 000
Taxa de natalidade:
10 000 x 1000 = 7,69‰
1 300 000
O resultado do cálculo acima indica que nascem, no país em questão, aproximadamente 8 crianças a cada 1000 habitantes no período de um ano.
→ Taxa de natalidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Países subdesenvolvidos apresentam elevadas taxas de natalidade em decorrência da ineficácia das políticas públicas relacionadas à saúde, à educação e ao mercado de trabalho. Boa parte da população enfrenta condições de vida miseráveis e falta de acesso a recursos básicos.
Já nos países desenvolvidos, é comum que essa taxa apresente-se em declínio ou reduzida. Nesses países, as políticas públicas normalmente atendem com eficiência à população: há planejamento familiar, o número de mulheres inseridas no mercado de trabalho é maior e o acesso à saúde e a métodos contraceptivos faz parte da realidade da maioria das famílias.
Taxa de mortalidade
Esse indicador representa o número de óbitos ocorridos no período de um ano. Essa taxa é calculada a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de mortos anuais e a população total de um determinado lugar. Esse resultado é dado em permilagem.
Observe abaixo um exemplo hipotético de cálculo de taxa de mortalidade:
População total do país: 5 500 000 habitantes
Óbitos em um ano: 30 000
Taxa de mortalidade:
30 000 x 1000 = 5,45‰
5 500 000
O resultado do cálculo indica que morrem, no país em questão, aproximadamente 5 pessoas a cada 1000 habitantes no período de um ano.
→ Taxa de mortalidade nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Os países subdesenvolvidos, geralmente, apresentam essa taxa elevada, visto que a população carece de políticas públicas eficientes que garantam uma boa qualidade de vida, educação e inserção no mercado de trabalho.
Já nos países desenvolvidos, essa taxa apresenta-se reduzida, já que nesses países o acesso às políticas públicas, à saúde, ao saneamento básico e à educação é eficaz, possibilitando uma boa qualidade de vida à maioria da população.
Taxa de mortalidade infantil
A taxa de mortalidade infantil representa o número de crianças que morrem antes de completar um ano de idade e é calculada a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)1, a redução da mortalidade infantil é uma das mais importantes metas nas políticas para a infância de todos os países.
Leia também: Principais causas da mortalidade infantil
Número de óbitos no primeiro ano de vida: 100
Nascimentos em um ano: 10000
Taxa de mortalidade infantil:
100 x 1000 = 10‰
10000
O resultado do cálculo indica que morrem, antes de completarem um ano de vida, 10 crianças a cada 1000 crianças nascidas vivas no período de um ano, no país em questão.
Explicação: