A religião romana acreditava em diversos deuses, como Júpiter, Juno e Marte. No século I, no entanto, a crença em uma nova religião, que pregava a existência de um único Deus, começou a ganhar espaço no Império Romano. O cristianismo, pouco a pouco, foi adquirindo seguidores, até que, no século IV, tornou-se religião oficial do Império. Sobre a religiosidade, a ascensão do cristianismo à condição de religião oficial e sua expansão pelo Império Romano, analise as afirmativas a seguir.
I. Diferentes expressões religiosas conviveram em Roma, e elementos de várias delas foram incorporados à religião romana.
II. Os cristãos, no Império Romano do Ocidente, não aceitavam o caráter divino dos imperadores e a existência dos deuses romanos.
III. O cristianismo adquiriu muitos seguidores entre os mais humildes e oprimidos, pois seus ensinamentos eram facilmente compreensíveis.
IV. O imperador Constantino, responsável pela construção de Constantinopla, foi responsável por violentas perseguições aos cristãos.
V. O Império Bizantino era cristão e o imperador era considerado um representante de Deus na Terra.
Após a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.
A
Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.
B
Apenas as afirmativas I, II, III e V são corretas.
C
Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas.
D
Todas as afirmativas são corretas.
Anônimo:
responde ai pfv
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Explicação:Letra B- I, II, II e V: acerca da religiosidade e ascensão do cristianismo à condição de religião oficial dos romanos, podemos apontar que em Roma houve o convívio de diversas expressões religiosas que eram incorporadas à religião romana pagã, sendo que com a ascensão do cristianismo, sabe-se que os cristãos não aceitavam a divindade imperial.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás