Respostas
Resposta:
Explicação:
Segundo Apolo (2008), no Futsal moderno os jogadores ocupam vários lugares na quadra, jogam normalmente sem posição fixa. O importante é que o atleta/aluno desempenhe a função determinada pelo treinador. Para isso devemos treinar nosso atleta/aluno em todas as funções. Todas as funções e posições têm suas características próprias e para isso devemos treiná-las especificamente. Existem cinco funções no Futsal: Goleiro, Fixo, Ala Direita, Ala Esquerda e Pivô.
Goleiro
O guardião é o único jogador que tem a vantagem de usar as mãos, tendo por isso, superioridade sobre os demais. (NELSON, 1979). Para essa posição exige-se: boa colocação, flexibilidade, reflexo, agilidade, um enorme “sangue frio”, boa dedução na hora de sair do gol e atenção para os chutes de surpresa.
Fixo
Sua função básica é defender, porém deve saber o momento exato de participar de algumas manobras ofensivas, côo organizador abrindo espaços para os companheiros e chegando como homem surpresa para o arremate a gol (VOSER, 2003). Deve ter firmeza nas entradas sabendo quando matar a jogada, dar boa cobertura, marcar muito bem sob pressão, ter recuperação rápida, comandar a equipe na marcação, alertando, sobre tudo, onde o adversário possa explorar o ataque.
Alas (direita e esquerda)
São responsáveis pela construção das jogadas e tem a tarefa de marcar e atacar. Atuam na maioria das vezes pelas laterais da quadra, com infiltrações também para o centro da quadra (VOSER, 2003). Devem ter rapidez nmo controle da bola, inteligência, capacidade de executar dribles rápidos e chutes dentro de pequenos espaços, sentido de ocupação de espaço, sempre procurando não embolar o jogo. Enfim, são os astros do time, responsáveis diretos ou indiretos pela maior parte das finalições (APOLO, 2008).
Pivô
Este é responsável pela distribuição das jogadas e , quando acionado, exerce as ações de finalização e de abrir espaços na área adversária para penetração de seus companheiros. A sua característica básica é saber jogar de costas para o gol, e sua área de atuação é a quadra adversária (VOSER, 2003). Deve ser de extrema rapidez, ter chutes rápidos, ser bom “driblador”, sabendo separar bem a hora certa de usar esses “poderosos acessórios” que é o drible; deve saber também a hora certa de preparar a jogada para um companheiro executar a finalização e é claro, além de ser excelente desarmador, “roubando bolas” para gerar contra-ataques em velocidade (APOLO, 2008).
Espero ter ajudado :3