Respostas
Samba de Roda
O samba de roda é um estilo musical popular brasileiro. Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças.Além das tradições trazidas ao Brasil pelos escravos africanos, a história do samba de roda inclui também algumas características musicais de origem portuguesa.Origem do samba de roda
O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII, embora seus primeiros registros datem de 1860. Hoje, ele é patrimônio e herança cultural da cultura afro-brasileira.
Esse estilo está intimamente relacionado à roda de capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás, entidades espirituais africanas.
Atualmente, essa manifestação artística está presente em todas as partes do Brasil. Na Bahia, é no Recôncavo baiano que esse ritmo é mais popular. Isso porque essa região foi palco da chegada de escravos africanos.
Apesar de ser baseado nas tradições africanas, ele também envolve alguns aspectos da cultura portuguesa. Como exemplo, temos o uso de alguns instrumentos, como a viola, e ainda, as letras das músicas, que são cantadas em português.
Veja também: Cultura Material e Imaterial
Curiosidades sobre o samba de roda
Você sabe como surgiu o samba de roda?
Esse tipo de samba brasileiro surgiu de um estilo musical africano, o semba, que foi trazido para o Brasil com a chegada dos escravos angolanos.
Outro fato interessante sobre o samba de roda é que em 2003, ele foi incluído no Livro de Registro as Formas de Expressão.
Já em 2005, passou a ser Patrimônio Imaterial da Humanidade, tendo sido considerado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Foi então que, em 2013, recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O samba de roda é composto por um grupo de músicos que tocam diversos instrumentos. Destacam-se a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, a viola, o reco-reco, o agogô e o berimbau.
Espero ter ajudado!!!
Destacam-se a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, a viola, o reco-reco, o agogô e o berimbau.