Neste período do final do século XIX, havia negros e mulatos que tiveram grande importância para a sociedade brasileira, caso dos irmãos Rebouças, engenheiros que construíram importantes redes ferroviárias no Brasil; Machado de Assis, reconhecido hoje como grande escritor brasileiro de todos os tempos; Teodoro Sampaio, geógrafo, historiador e engenheiro. Todos, no entanto, enfrentaram preconceitos raciais que certamente barraram a maioria de também ascender socialmente, de ir além das ocupações manuais.
REIS, João José. Presença negra: conflitos e encontros. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Brasil: 500 anos de povoamento. Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. (adaptado).
A partir do texto apresentado sobre os negros no século XIX, avalie as afirmações a seguir:
I- Os negros tinham liberdade religiosa no Brasil, podendo professar suas crenças sem preconceitos, dando origem ao candomblé;
II- Alguns abolicionistas negros muitas vezes brilhavam em círculos quase inteiramente brancos, como Machado de Assis, no mundo das letras;
III- Nas cidades, alguns negros e mulatos ocupavam vários importantes setores da estrutura de trabalho, eram a mão-de-obra qualificada — os chamados “oficiais mecânicos;
IV- Muitos foram os mulatos que ao longo do século XIX alçaram posições de médicos, professores, advogados, engenheiros, periodistas, escritores, alguns ocupando também funções políticas e administrativas.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Alternativa correta:
a) II, III e IV, apenas
Explicação:
Acabei de fazer e essa foi a correta.
A partir do texto apresentado sobre os negros no século XIX, a resposta correta é: I) F; II) V; III) V; IV) V.
Vamos analisar as alternativas...
A primeira premissa é falsa, pois os negros não tinham liberdade religiosa no Brasil e precisavam realizar seus cultos, como o candomblé, às escondidas de seus donos.
A segunda premissa é verdadeira. Personagens renomados como Machado de Assis e Luís Gama eram abolicionistas negros, mas detinham prestígio no espaço elitista primordialmente branco.
A terceira premissa é verdadeira. Na zona urbana da época, certos negros trabalhavam em seções de mão-de-obra qualificada ou “oficiais mecânicos", mas era a minoria em relação à classe branca.
IV- Embora o cenário brasileiro não favorecesse à classe negra, alguns conseguiram se sobressair na sociedade. Há relatos históricos de homens negros que conseguiram entrar para a faculdade de Direito e de Medicina, além dos ramos da engenharia e da administração.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/12054611