• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: engrenagemdigitalbr
  • Perguntado 5 anos atrás

CIÊNCIAS DO AMBIENTE

A primeira unidade da disciplina de Ciências do Ambiente teve como objetivo compreender o contexto histórico acerca das modificações ambientais de origem antrópica (tudo aquilo que resulta da atuação humana) para que pudéssemos entender de maneira mais objetiva os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. A segunda unidade apresentou as dinâmicas ambientais por meio do conhecimento da organização ecológica, fatores limitantes ao desenvolvimento dos seres vivos e alguns ciclos biogeoquímicos importantes. O ciclo hidrológico foi melhor detalhado na unidade 3 em que alguns importantes motivos para a utilização consciente da água pudessem ser discutidos, abrangendo sua disponibilidade e gestão eficiente. Nesse contexto, avalie como falso ou verdadeiro as seguintes afirmativas, justificando suas respostas.

​I – A Curva Ambiental de Kuznets mostra que há uma relação diretamente proporcional entre a degradação ambiental (que historicamente começa a ser significativa na primeira fase da revolução industrial) e a renda per capta em função da educação. Isso significa que quanto maior a renda per capta em função da educação, maior a degradação ambiental.

II - Devemos levar em consideração que a importância dos fatores ecológicos varia de acordo com o ambiente e de acordo com a pressão exercida sobre os recursos renováveis e não renováveis. Os parâmetros de pH e salinidade costumam sofrer alterações imediatas após o despejo de efluentes ou substâncias sem o devido tratamento em corpos hídricos, alterando, drasticamente, as condições favoráveis ao desenvolvimento da fauna e da flora aquática. Sabe-se que, com exceção de algumas bactérias que toleram condições extremas, os demais seres vivos não toleram pHs extremamente ácidos (acima de 9) ou extremamente alcalinos (abaixo de 3).

III - A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, já que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre. Ela é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, que fica entre 20 km e 35 km da superfície da Terra. Apesar da sua relevância, a camada de ozônio começou a sofrer com os efeitos da poluição crescente provocada pela industrialização mundial, principalmente pelas substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal e que são denominadas Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio. Tais substâncias, quando liberadas no meio ambiente, deslocam-se atmosfera acima, degradando a camada de ozônio. Na troposfera, o gás ozônio contribui para a formação do smog urbano – mistura de fumaça, poluentes gasosos, neblina, ar e partículas sólidas.

IV – A água é de fundamental importância para a manutenção da vida na Terra, portanto, discutir sua relevância, nas mais diversas dimensões, implica em discutir a sobrevivência da espécie humana, o equilíbrio e a conservação da biodiversidade e as relações de dependência dos seres vivos para com os ambientes naturais. O ciclo da água ganha destaque uma vez que é responsável pela maior movimentação de uma substância química pela superfície terrestre. Apesar da quantidade enorme dessa substância, apenas uma pequena fração está disponível de maneira fácil de ser tratada para o uso. Por exemplo, se o total de água presente no planeta fosse de 1000 L, a quantidade de água doce disponível na forma de rios e lagos seria de apenas 7,47 L.

V - As tecnologias envolvidas no tratamento de água têm por objetivo adequar os parâmetros da água bruta aos limites estabelecidos pela Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, considerando os custos de implementação, manutenção e operação mais viáveis possíveis. Dentre outros assuntos, tal portaria adota algumas definições (como água para consumo humano, água potável e água tratada), estabelece alguns parâmetros de padrão de potabilidade (por exemplo, teor de cloro e de flúor) e apresenta as penalidades cabíveis aos responsáveis que não observarem as determinações constantes na portaria.


Anônimo: me chama no meu celular que estou fazendo essa questão e vou tentar te ajudar
Anônimo: 41984555053

Respostas

respondido por: jssouza1981
18

Resposta:

Segue abaixo

Explicação:

I - FALSO

II - FALSO

III - VERDADEIRO

IV - FALSO

V - VERDADEIRA


engrenagemdigitalbr: jssouza1981 - Sua resposta está incorreta, sendo: I - FALSA, II - VERDADEIRA, III - VERDADEIRA, IV - FALSA, V - VERDADEIRA
jamesmendinca1: Eu quero saber das justificativas
paulov27: a II e falso pois ela diz que: pHs extremamente ácidos (acima de 9) ou extremamente alcalinos (abaixo de 3) (acima de 9 e alcalino e abaixo de 3 e acido)
paulov27: tem que prestar atenção nas questões !!!
respondido por: Glaucialv
1

Alternativa I - ​FALSO - A Curva Ambiental de Kuznets, acredita que quanto maior a renda per capita e maior educação, menor seria a degradação ambiental, e não ao contrário.

Na Curva Ambiental de Kuznets, a desigualdade de renda, seria apenas uma etapa inicial do desenvolvimento que seria amenizado com as forças do mercado que investiria em educação e tecnologia, portanto diminuindo a degradação ambiental.

Além disso, a questão aborda que a degradação ambiental começa a ser significativa na primeira fase da revolução industrial. Porém os seus impactos têm sido mais significativos nas últimas décadas.

Alternativa II - FALSO - O pH acima de 9, é considerado alcalino. E o pH abaixo de 3, é mais ácido.

O pH (potencial hidrogeniônico), é responsável por medir a quantidade de prótons H+, e é responsável por indicar a acidez, alcalinidade, concentração de CO2 e a neutralidade da água.

Em uma escala que vai de 1 a 14 e onde o pH 7 é considerado neutro. Quando o pH está abaixo de 7 e mais próximo de 0, é ácido e quando está acima de 7 e mais próximo de 14, é considerado alcalino.

Mas isso também dependerá da temperatura da água. Portanto, próximo a 7 já pode ser considerado neutro.

Alternativa III - VERDADEIRO - A camada de Ozônio está localizada na estratosfera entre 20km e 35km da superfície. E o gás ozônio na troposfera, contribui para a formação do smog urbano.

O gás ozônio é oxidativo, e quando situados em camadas abaixo da estratosfera, ele ocasiona poluentes que se acumulam na atmosfera.

E o Protocolo de Montreal, busca controlar a emissão das chamadas Substâncias Destruidoras ( exemplo: flúor, bromo, cloro) que ao chegarem na Camada de Ozônio, em contato com a radiação ultravioleta, liberam radicais livres que a destroem.

Alternativa IV - FALSO - A quantidade de água doce do planeta Terra é pouco menos de 3% do volume existente. O que representa um pouco menos de 30 L de 1000L

No planeta Terra, a água salgada, e congelada, representa aproximadamente 97% de toda água existente no planeta. Enquanto que apenas menos de 3% são águas doces e estão disponíveis em rios e lagos.

Portanto o exemplo citado de que em 1000 L, seriam 7,47L está errado, pois este valor representa apenas 0,74% de 1000 litros e não 30%. que é o valor mais próximo.

Alternativa V - VERDADEIRO - A Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, visa, considerar os custos, implementação e manutenção do tratamento da água. E também definir seu uso, tratamento, potabilidade e penalidades.

As tecnologias usadas no tratamento da água, precisam seguir a portaria nº 2.914, de 12 de Dezembro de 2011, do Ministérios da Saúde.

O padrão de potabilidade exigido, é o que irá definir os parâmetros de qualidade da água para consumo humano. E aos que não seguirem a portaria, poderão sofrer penalidades.

Veja mais sobre as alternativas em:

I - https://brainly.com.br/tarefa/16050439

II - https://brainly.com.br/tarefa/39728641

III - https://brainly.com.br/tarefa/45732434

IV - https://brainly.com.br/tarefa/30279834

V -  https://brainly.com.br/tarefa/18976273

Anexos:
Perguntas similares