• Matéria: ENEM
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

Impacto Econômico da Covid-19 e Medidas de Combate à Crise Econômica
O mundo está enfrentando uma grave crise econômica provocada pelo avanço da pandemia da Covid-19. Instituições internacionais (FMI, OCDE, UNCTAD, etc.) e economistas renomados estão projetando significativa desaceleração do crescimento mundial, no melhor dos cenários, ou uma recessão global em 2020, em cenários menos otimistas.

As medidas implementadas de isolamento e/ou quarentena para impedir o avanço do vírus nos países mais afetados provocaram a interrupção das atividades normais das pessoas, desmobilizando recursos. Isso impactou negativamente a produção, o consumo corrente e os investimentos. Portanto, a gravidade dos efeitos econômicos da Covid-19 deve-se à sua capacidade de gerar, ao mesmo tempo, choques negativos na oferta e na demanda agregada mundial. Ademais, há uma enorme pressão sobre os recursos (físicos e humanos) na área de saúde com o aumento dos casos de pessoas infectadas, sobretudo no pico da epidemia, o que requer uma espécie de economia de guerra nesse segmento.

​Em virtude disso, muitos governos estão adotando medidas para: i) garantir que não haja desabastecimento de bens e insumos básicos, por meio do monitoramento das cadeias de distribuição (transportes e o comércio atacadista e varejista) e, quando necessário, de eventuais intervenções em setores produtores e importações emergenciais; e ii) estimular a economia por meio de políticas monetária, fiscal e creditícia.

​A economia brasileira será profundamente afetada por essa conjuntura crítica decorrente do avanço na Covid-19 no país, o que é agravado pela nossa situação prévia de baixo dinamismo e incapacidade para recuperar os níveis de produção anteriores à recessão de 2015-16.

Disponível em: . Acesso em: 18 set 2020.


>>Caro(a) aluno(a), diante do cenário macroeconômico descrito, com a retomada gradativa das atividades empresariais, quais práticas as empresas que se endividaram podem adotar para evitar inadimplência e melhorar o desempenho financeiro do negócio, com base nos princípios da engenharia econômica? Cite ao menos duas práticas.

Respostas

respondido por: Fernando9100
9

A pandemia de coronavírus levou à necessidade dos governo de impor o isolamento social na tentativa de conter a propagação do vírus. Entretanto, a consequência natural foi a redução brutal da atividade econômica, o que levou à demissão em massa de funcionários e ao endividamento das empresas para evitar a falência.

Dentre as atividades empresariais que podem ser adotadas para evitar a inadimplência e melhorar o desempenho financeiro estão a renegociação da dívida com os credores, a solicitação de auxílios e subsídios do governo e o corte de gastos aonde for possível.


darlanmeneses94: exelente , me ajudou na minha primeira atividade de engenharia economica.
Perguntas similares