A interpretação monogeísta pressupunha um caminho linear e finalista para o processo evolutivo, partindo sempre de um estágio menos evoluído – o patamar primitivo – para o mais evoluído – a civilização. Essa interpretação encontrava respaldo nas teses do filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e sua defesa da perfectibilidade humana, como um estágio possível de ser alcançado na esperança que depositava no homem natural, essencialmente bom, e todos poderiam alcançar o mesmo estágio.
Considerando o texto apresentado, conclui-se que esta proposta
A)
acreditava que os homens evoluem de maneira diferenciada, conforme o lugar e o grau de tecnologia usada.
B)
definia que as diferenças culturais constituiriam indicadores de que se encontrariam em etapas distintas do mesmo processo evolutivo, e nisso consistiu o referencial teórico dos primeiros etnólogos que estudavam os homens primitivos.
C)
defendia que mesmo pertencentes a uma origem em comum, as diferenças que se desenvolveriam no processo evolutivo levariam à degeneração da espécie no caso de indivíduos pertencentes a distintas etapas evolutivas que tivessem se entrecruzado.
D)
dizia que as sociedades poderiam ser escalonadas segundo diferentes graus evolutivos em termos econômicos, tecnológicos, políticos e culturais.
E)
defendia que as diferenças provinham essencialmente da existência de distintos centros de criação, onde os homens teriam, portanto, diferentes origens.
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: b
Explicação:
definia que as diferenças culturais constituiriam indicadores de que se encontrariam em etapas distintas do mesmo processo evolutivo, e nisso consistiu o referencial teórico dos primeiros etnólogos que estudavam os homens primitivos.
A proposta respaldada nas teses de Rousseau: B) definia que as diferenças culturais constituiriam indicadores de que se encontrariam em etapas distintas do mesmo processo evolutivo, e nisso consistiu o referencial teórico dos primeiros etnólogos que estudavam os homens primitivos.
O iluminismo se originou na França e tinha como principais lemas, a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e também a tolerância com as religiões. Podemos citar como os principais pensadores do iluminismo: Rosseau, Dante Alighieri, Tomasio Campanella e Montaigne.
Conforme o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, o homem não nasce com a maldade, mas se torna mal com o decorrer do tempo através da vida em sociedade. Para ele, a vontade geral é soberana, visto que o povo é soberano.
A relação deve considerar o fato do homem não ser apenas formador da sociedade, mas também um resultado da mesma. Onde os indivíduos são influenciados por outros.
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Bons estudos!