Estruturas Geológicas da Terra
O relevo terrestre é composto por três diferentes estruturas geológicas: bacias sedimentares, dobramentos modemos e
crátons
A litosfera camada rochosa do planeta Terra - apresenta inúmeras dinámicas e variações. A sua composição
estrutural, contudo, é classificada em três diferentes tipos de estruturas geológicas que se dividem em todo o mundo os
crátons (ou escudos antigos), as bacias sedimentares e os dobramentos modemos (ou cadeias orogènicas)
Confira, a seguir, o mapa das estruturas geológicas no mundo que demonstra a presença dos diferentes tipos e adistribuição deles pelo espaço geográfico:
Distribuição geográfica das estruturas geológicas da TerraCom a observação do mapa, podemos notar que os dobramentos modernos encontram-se em áreas que
apresentam conhecidas cadeias montanhosas, como a Cordilheira dos Andes, a oeste da Aménca do Sul, as MontanhasRochosas, na América do Norte, os Alpes, na Europa e a Cordilheira do Himalaia na Asia
Isso ocorre porque os dobramentos modernos são, na verdade, trechos de formação recente originados pela
elevação do terreno em razão da interação das placas tectónicas e fenómenos decorrentes O Brasil por apresentaruma formação geológica antiga, não apresenta esse tipo de estrutura geológica.
As bacias sedimentares por outro lado, distribuem-se em diferentes partes do mundo, existindo também no
território brasileiro Elas recobrem cerca de 75% da superficie terrestre e são caracterizadas pela sua formação na EraPaleozoica (500 milhões de anos atrás), com a acumulação dos sedimentos gerados pelo desgaste das rochas em
função da ação dos agentes externos de formação do relevo.
É nas bacias sedimentares que ocorre a possibilidade de haver acúmulo de petróleo, bem como a existencia de fósseisapesar de isso não ser algo determinante Elas comumente se formam em areas oceànicas e transformam-se emcontinentes por causa da movimentação das placas tectónicas.
Por fim, temos os crátons, que são popularmente conhecidos como escudos cristalinos e maciços antigos
nomes dados aos seus dois subtipos Sua formação é a mesma dos dobramentos modernos, no entanto, como são maisantigos, sofreram maiores desgastes dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, os mesmos queoriginaram as bacias sedimentares o terreno é tão antigo que apresenta as mais antigas rochas encontradas no planeta.
Os crátons costumam abranger áreas de planalto No Brasil, eles recobrem, por exemplo, o Planalto Central o
das Guianas e uma área de escudos da Amazônia, rica em minerais e que, por isso, vem sendo alvo de ofensivas de empresas mineradoras, o que pode colocar em risco a Floresta Amazônica Equatorial.
Quadro ilustrativo que apresenta uma sintese com os três tipos de estruturas geológicas.
BaciasSedimentares
Crátons
Dobramentos modernos
01:Crie um quadro esquemático no seu caderno sobre cada tipos de rochas.
Respostas
Resposta:
Tipos de Rochas
A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares.
A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.
Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.
Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.
1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:
1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.
O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva
2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.
O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário
3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.
Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário
O calcário é uma rocha sedimentar *
Conhecer os diferentes tipos de rocha é importante para a realização de práticas econômicas, que se beneficiam delas de várias formas. Além disso, tal compreensão possibilita o entendimento dos processos de formação da Terra, do relevo e seus ciclos de transformação.
espero ter ajudado(: