Nas sociedades modernas o processo educacional é bastante centralizado na instituição da escola e demais espaços destinados à transmissão e construção do conhecimento, como faculdades, colégios etc. Todavia, os dois âmbitos do processo educacional, o racional e o social, podem demonstrar que essa realidade nem sempre foi a mesma. De acordo com essas informações, aponte a seguir os aspectos que corroboram as afirmações sobre como se deu a constituição da escola no contexto social.
Respostas
Resposta:
Se deu de forma histórica, gradual, em praticamente todas as culturas, mas de forma distinta em vista da realidade social de cada grupo.
Explicação:
A escola no contexto social foi constituída com base em funções distintas ao longo do tempo, pois em muitos locais do mundo a princípio, o homem recebia orientações para fundamentar seu conhecimento científico e profissional, enquanto a mulher era direcionada a educação doméstica e matrimonial.
Sabe-se que o conceito de escola como se conhece hoje surge no período do Iluminismo que preconiza a democratização de acesso aos bens culturais e igualdade entre homens, e nada como educá-los para que tivessem acesso às oportunidades.
No Brasil, é com os jesuítas que se começa a inserção da educação no território, mesmo que baseada em preceitos religiosos, mas ali surgem os primeiros esforços para a alfabetização.
Com seu histórico de funcionalidades voltadas aos mais diversos fins, atualmente a escola e o ensino acadêmico de forma geral, preconizam a profissionalização dos estudantes e sua iniciação profissional.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/46707758
Bons estudos!