"Alguém que ainda pelejava, já na penúltima ânsia e farto de beber água sem copo, pôde alcançar um objeto encordoado que se movia. E aquele um aconteceu ser Francolim Ferreira, e a coisa movente era o rabo do burrinho pedrês. E Sete-de-Ouros, sem susto a mais, sem hora marcada, soube que ali era o ponto de se entregar, confiado, ao querer da correnteza. Pouco fazia que esta o levasse de viagem, muito para baixo do lugar da travessia. Deixou-se, tomando tragos de ar. Não resistia." (Guimarães Rosa - O burrinho pedrês).
A característica regionalista presente no fragmento literário acima é:
A) a exploração dos homens e dos animais pelos proprietários no meio rural.
B) o mal-estar gerado pela decadência social.
C) a observação minuciosa da fauna e da flora de uma região.
D) a integração dos homens e dos bichos a seu meio ambiente.
Respostas
Resposta:
d) a integração dos homens e dos bichos a seu meio ambiente.
No trecho literário é possível notar como característica regionalista a: integração dos homens e dos bichos a seu meio ambiente. Desta forma, a alternativa correta está presente na letra D.
Regionalismo no fragmento literário
No fragmento de Guimarães Rosa presente em "O burrinho pedrês" é possível notar a centralidade dos animais tal como das pessoas no ambiente, como a própria identificação do burrinho pedrês e os vaqueiros que o acompanha.
A presença do regionalismo nesse caso é atribuída aos elementos presentes no conto, mas também poderia ser observada por meio da fala de determinados personagens ou até mesmo da delimitação da região.
O regionalismo apresenta uma associação ao movimento do romantismo e, portanto, se mostra muito presente em muitos contos brasileiros.
Leia mais sobre regionalismo no conto de Guimarães Rosa: https://brainly.com.br/tarefa/30412500
#SPJ2