O texto abaixo analisa o mundo do trabalho na Grécia Antiga.“ Ao lidarmos com escravos, não deveríamos permitir que fossem insolentes para conosco, nem deixá-los totalmente sem controle. Aqueles que cuja posição está mais próxima das dos homens livres deveriam ser tratados com respeito; aqueles que são trabalhadores deveriam receber mais comida. Já que o consumo de vinho também torna homens livres insolentes (...), é claro que o vinho jamais deveria ser dado a escravos, ou só muito raramente.”[Aristóteles (Século IV a.C.) In: CARDOSO, Ciro Flamarion. O trabalho compulsório na antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 108]. Sobre esse mundo do trabalho, é correto afirmar que:
2 pontos
A) a sociedade grega era extremamente rigorosa no tratamento com os escravos, embora fossem brandos quando se tratava daqueles que trabalhassem em vinícolas.
B) embora a mão de obra escrava fosse predominante na Grécia Antiga, os trabalhadores livres também constituíam a força de trabalho.
C) os gregos consideravam que a comida era a uma expressão de respeito ao trabalhador que vendia a sua força de trabalho.
D) os homens livres eram tidos como o sustentáculo da economia grega, especialmente na cidade-Estado de Esparta.
E) foi à custa do trabalho escravo que a cidade ateniense se tornou o maior exemplo de teocracia no mundo antigo.
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
os homens livres eram tidos com isso estrutura da economia grega especialmente na cidade estado de Esparta
respondido por:
12
Resposta:
Letra B = embora a mão-de-obra escrava fosse predominante na Grécia Antiga, os trabalhadores livres também constituíam a força de trabalho.
Explicação:
Não está relacionado à economia e sim ao trabalho, que era a função dos escravos principalmente, mas também de homens livres. A diferença era a forma como cada um era visto/tratado (classe social).
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás