• Matéria: Pedagogia
  • Autor: MaraMenezes1
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia atentamente: EDUCAÇÃO NO ESPORTE Temos ouvido com muita frequência, nos últimos anos, a palavra desenvolvimento. Seja ele sustentável ou não, é o mote do momento. Bilhões de reais estão sendo investidos, mesmo que tardiamente, em infraestrutura. As safras agrícolas batem recordes e mais recordes. A balança comercial brasileira pesa a favor de nossas exportações mesmo com o real supervalorizado.Ainda que muito pouca atenção tenha sido dada à dívida social, o País aparentemente se prepara para dar um salto de qualidade. Para tanto, o mais importante – a falta de oferta e de qualidade na educação do povo brasileiro – terá de ser atacado como o maior inimigo dos nossos sonhos.A iniciativa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que ampliará o número de crianças e adolescentes atendidos, é excelente, mas ainda patina nos corredores do Congresso Nacional, o que pode inviabilizar a sua utilização ainda neste ano. A preocupação em oferecer bolsas de estudo e pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada para professores do ensino básico é fundamental para que possamos oferecer educação qualificada. Enfim, a preocupação existe e esperamos que consiga atingir seus objetivos. Porém, não basta aumentar o volume de recursos destinados a essa área. Muitas outras ações que estimulem – principalmente à população de baixa renda – a busca de uma formação adequada deveriam ser motivo de eterna atenção. Parece que, na verdade, há pouco interesse em educar nossa população. Se não exigirmos que os pais respondam pela freqüência escolar e, por conseqüência, pela capacitação de seus filhos, jamais teremos esse parâmetro como prioridade para boa parte das famílias brasileiras. E o esporte, particularmente o futebol, colabora e muito para que essa realidade persista.(...)(Sócrates, in Revista CartaCapital, 22 fev. 2006, p. 55.)

 Que alternativa explica a relação exposta pelo texto entre o futebol e a educação?

A) A indústria do futebol vem colaborando há décadas com o desenvolvimento da educação básica.

B) Cada vez mais, os clubes de futebol têm insistido em selecionar jogadores com formação educacional superior.

C) As pessoas envolvidas com o futebol, um esporte popular, não se preocupam com a formação educacional dos cidadãos brasileiros.

D) Parte da verba destinada ao Fundeb deveria ser destinada aos clubes de futebol, pois eles pagam os impostos destinados à educação.

E) Os jogadores de futebol deveriam fazer cursos profissionalizantes, pois esporte é profissão.

2) (ENEM – 2009) Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”. (VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)

 O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania

A) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.

B) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

C) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da Pólis a participarem da vida cívica.

D) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

E) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

3) Leia atentamente:



 Interpretando a charge acima, pode-se afirmar que:

A) A sociedade é formada por seres que dizem coisas distintas da mesma realidade.

B) Viver em sociedade é acostumar-se a viver em uma realidade que já existia mesmo antes de nossa existência, e que nos impõe normas e regras de conduta.

C) Viver em sociedade implica lutarmos por melhores condições de vida para todos, independentemente das práticas religiosas ou sociais.

D) A sociedade nos impõe sua força de coerção nas liberdades adquiridas ao longo de nossa existência.

E) A sociedade não faz sentido, pois as crianças nunca conseguem interpretar a realidade.

Respostas

respondido por: alzenira070246
0

Resposta:

sim porque sim ea ledra D

Perguntas similares