No Brasil, durante a produção da prosa romântica, surgiu um novo tipo de romance caracterizado pela reprodução dos costumes da burguesia, tal gênero pode ser chamado de “romance de costume”. Assim, assinale abaixo a alternativa que “não” traz um exemplo do tipo citado aqui:
A) “Quem não recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produziu seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade”. (“Senhora”, de José de Alencar).
B) “Um sarau é o bocado mais delicioso que temos, de telhados abaixo. Em um sarau todo o mundo tem que fazer. O diplomata ajusta, com um copo de champanha na mão, os mais intricados negócios; todos murmuram e não há quem não deixe de ser murmurado”. (“A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo).
C) “Mas faltava ainda à inteligente menina o tato fino e o suave colorido que o pintor só adquire na tela e a mulher na sala, a qual também é tela para o painel de sua formosura. Foi nas reuniões de D. Matilde que Emília deu os últimos toques à sua especial elegância.” (“Diva”, de José de Alencar).
D) “Apenas o sertanejo conheceu o perigo em que se achava a donzela, rompeu-lhe do seio um grito selvagem, o mesmo grito que fazia estremecer o touro nas brenhas e que dava asas ao se bravo campeador”. (“O sertanejo”, de José de Alencar).
Respostas
respondido por:
0
Resposta : acho que letra C
Espero ter te ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás