Respostas
- Busca por produtos naturais.
-Utilização de agrotóxicos e produção de transgênicos.
-Desmatamento e queimadas.
-Poluição Ambiental.
-Biopirataria.
-Aquecimento global (Efeito estufa).
-Rarefação da Camada de Ozônio.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Busca por produtos naturais
A globalização promoveu uma ampliação da economia mundial e com a facilitação de misturas culturais, devido o avanço dos meios de telecomunicação (principalmente pela internet), o mercado consumidor passou a procurar mais por produtos naturais – o que é muito contraditório: gostar de produtos naturais e ainda assim não cuidar da natureza – de natureza vegetal e animal, o que pôs em risco agravante a preservação de espécies (muitas delas, ameaçadas de extinção) e provocou muitos prejuízos ao equilíbrio do meio ambiente.
2. Utilização de agrotóxicos e produção de transgênicos
A tecnologia gerada na globalização proporcionou o avanço de estudos no ramo da biologia e, por conseguinte, da biotecnologia. Devido à necessidade de aumentar a demanda de alimentos, de “melhorá-los” para o consumo e de reduzir a manifestação de pragas que acarretam na perda de alimentos (e consequentemente de lucro), muitas empresas passaram a aumentar a utilização de agrotóxicos nas plantações e investir na produção de alimentos geneticamente modificados. Ambas “tecnologias” utilizadas por agricultores podem ser lesivas ao ambiente e a nós, pois como consumidores, podemos estar ingerindo alimentos que possuem uma quantidade prejudicial de agrotóxicos e podemos estar consumindo alimentos geneticamente modificados sem saber que proporção isso tomará futuramente no nosso organismo.
3. Desmatamento e queimadas
A necessidade da utilização de grandes extensões de terra (por empresários para cultivo do gado, para implantação de indústrias, e para o crescimento das cidades) tem aumentado a queimada e derrubada de florestas, e acabam prejudicando o solo e agravando a poluição atmosférica. Esses desmatamentos e queimadas aniquilam diversas comunidades de espécies variadas, podendo causar extinções, e promovem a erosão e empobrecimento do solo.
4. Poluição Ambiental
A poluição do ambiente se dá de diversas formas, desde uma criança que joga uma “simples” embalagem de bombom na rua até grandes indústrias que produzem quantidades exacerbadas de gases poluentes e, muitas vezes, tóxicos. Todo o lixo gerado raramente é reciclado ou destinado a locais adequados, isso acaba causando o entupimento de esgotos e dificulta a passagem de água durante a chuva, o que acarreta alagamentos e consequentemente doenças. Nesse contexto, a globalização influencia na poluição do ambiente, devido o grande consumo de produtos e, por conseguinte, de embalagens, destinadas incorretamente. Além dessa poluição urbana, a globalização também gera poluição visual e sonora.
5. Biopirataria
A biopirataria, no contexto da globalização, consiste no fato da exploração e patenteamento dos nossos recursos ambientais e também de conhecimento. Muitas empresas visam a utilização do nosso patrimônio genético, desejando se beneficiar de toda a biodiversidade (fauna, flora) e cultura brasileira, com fins, principalmente, lucrativos. Isso porque várias espécies da nossa flora são muito utilizadas para a fabricação de remédios e perfumes, por exemplo. A fauna brasileira é muito rica e bela, e por isso a exportação de animais é muito visada, entretanto muitas dessas exportações são ilegais e acabam machucando, estressando e às vezes causam a morte da maioria dos animais (sem falar dos animais que são mortos somente para usar a pele, couro, chifres, etc.). Toda essa biopirataria causa um profundo impacto na natureza, e deve ser constantemente evitada e fiscalizada.
6. Êxodo rural
Com a substituição dos trabalhadores rurais por máquinas, eles passaram a ocupar as cidades sem planejamento adequado, o que causa desmatamento para construção das casas, e consequente assoreamento de rios e erosão do solo.
7. Aquecimento global (Efeito estufa)
Esse fenômeno é natural, porém, vem sendo intensificado após a globalização, devido a constante queima de combustíveis fósseis e consequente emissão de poluentes, como o gás carbônico.
8. Rarefação da Camada de Ozônio
Esse é um fenômeno que também é natural em alguns períodos do ano, quando a camada de ozônio torna-se mais fina devido algumas reações químicas, mas que torna à sua configuração original depois de um tempo. Entretanto, as atividades diárias do homem têm acelerado esse processo pela liberação de algumas substâncias que destroem essa camada (as substâncias mais conhecidas são os clorofluorcarbonetos ou CFCs, existentes em refrigeradores, aerossóis, etc.). Essas substancias entram em contato com o ozônio (O3) e formam moléculas de oxigênio (O2), acarretando no “desgaste” da camada de ozônio.
Benefícios da Globalização
Felizmente, a globalização não trouxe apenas desvantagens para o meio ambiente e, devido à conscientização de alguns, já existem opções sustentáveis de manter o ambiente sempre à nossa disposição.
Explicação:
espero ter ajudado