Suponha que a temperatura de uma determinada região possa ser expressa pela seguinte função: T(t) = 25+ 5.cos(t.,/3em que t é o tempo em dias. Considere t=1 o primeiro dia, t=2 o segundo dia e assim por diante. Qual a diferença entre a temperatura máxima possível de ser registrada e a temperatura do primeiro dia?
A
1,25 °C
B
2,25 °C
C
2,5 °C
D
3,5 °C
E
4,25 °C
Respostas
Resposta:
letra c)
Explicação passo-a-passo:
Eu vou chamar o T de x,tá bem (é que não tem letra maiúscula quando a gente vai digitar uma equação no Brainly,espero que não te atrapalhe)
Achando a temperatura no dia 1:
Ele quer a diferença entre a maior temperatura e o dia 1.Bem,vamos calcular,primeiramente,a temperatura no dia 1,substituindo "t" por 1:
Para prosseguir,temos que descobrir o valor daquele cosseno.Para facilitar as coisas,vamos
passar esse ângulo,que está em radianos,para graus.Uma regra prática para se fazer isso é colocar 180 no lugar de PI e fazer as operações necessárias,assim :
Então ficamos assim :
Cosseno de 60 é um arco notável,ou seja,vc tem a obrigação de saber seu valor,mas caso vc não lembre :
Substituindo:
Achando a maior temperatura:
A maior temperatura vai ser quando o Cos(ângulo) for = 1,que é o maior valor que o cosseno pode assumir.Podemos substituir Cos por 1 e já encontrar o valor da maior temperatura,mas eu vou te ensinar a encontrar o valor de t para dar a maior temperatura possível.O ângulo que possuo Cos=1 é o 360°,então o que está dentro do cosseno deve ser igual a 360 °,dessa forma:
Divida por 180 dos dois lados :
A maior temperatura vai acontecer no sexto dia,dessa forma,essa temperatura vai ser de :
Conclusão:
A diferença entre a maior temperatura e a do dia vai ser :
30 - 27,5
Ou seja
2,5
Alternativa C)
Espero ter ajudado,deixa qualquer dúvida aí nos comentários.Bons estudos :v