• Matéria: Ed. Física
  • Autor: bregasson37
  • Perguntado 5 anos atrás

Em relação à avaliação, na maioria das vezes a resposta que ouvimos é: “Este tema é muito complexo". Também observa-se que, na Educação Física, a avaliação por muitas vezes tem sido utilizada para avaliar a frequência, o uso do uniforme adequado ou a veia de campeão a fim de que os alunos selecionados possam participar de jogos e competições, utilizando um só padrão de avaliação para todos, sem ter a preocupação de acompanhar o desenvolvimento coletivo e a finalidade educativa. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:
a) A avaliação é o ato crítico que subsidia o professor na verificação de como ele está construindo o projeto.
b) A avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.

c) É importante que o aluno faça parte do projeto e que perceba sua importância para dar a colaboração necessária e para que isso ocorra, ou não, se faz necessário que o professor apresente quais são os objetivos e onde pretende chegar.
d) Quando a nota ou conceito são atribuídos aos alunos sem o seu devido significado, sem estar entrelaçado ao conteúdo vivido, impedem que professor e aluno estabeleçam uma maior interação sobre a disciplina ensinada, restando ao professor cumprir as exigências burocráticas e aos alunos sofrer o processo avaliativo, perdendo-se assim o significado básico da avaliação.
e) Planejar sem o conhecimento prévio da realidade do aluno é planejar sobre o vazio. A avaliação não ocorre somente no início do ano letivo, mas deve ser aplicada a cada novo projeto, avaliando as habilidades dos alunos referentes ao que pede o projeto a ser aplicado e se necessário, fazer as adequações pertinentes como metodologia e materiais necessários para o bom desenvolvimento do trabalho.

Respostas

respondido por: nbp34
4

Resposta:

B) A avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido.

Perguntas similares