• Matéria: História
  • Autor: brisadona
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise sobre a ditadura civil-militar no Brasil e responda os exercícios:
1) Descreva o processo de derrubada do governo de João Goulart.
2) Durante a ditadura, a vida política do Brasil foi marcada pelos atos
institucionais. Elabore um quadro sobre os atos institucionais 1, 2 e 5,
com as respectivas datas e o que eles determinavam
3) Elabore uma linha do tempo sobre o período estudado e selecione os
acontecimentos que você considera importante destacar.​

Respostas

respondido por: gabryellesalesbezerr
1

Resposta:O governo João Goulart foi de 1961 a 1964 e ficou marcado na história brasileira por ter sido um mandato abreviado por conta do golpe civil-militar de 1964. Esse governo ficou marcado pela radicalização e instabilidade política. As tentativas de reforma conduzidas pelo presidente eram impopulares entre as elites, que eram, naquele momento, apoiadas pelos norte-americanos, e que se organizaram com os militares para derrubar o presidente e instalar uma ditadura.

Contexto histórico do governo João Goulart

O Brasil, durante o governo de Jango, estava inserido dentro de uma fase da nossa história conhecida como Quarta República (1946-1964). Essa fase é conhecida também como a primeira experiência democrática do Brasil – embora ainda com muitas limitações. O país estava em profundas transformações e as mudanças que estavam acontecendo refletiam também no debate político.

O crescimento da participação popular na política e a fundação de partidos de massa fizeram com que as eleições presidenciais tornassem-se acirradas e que os debates e as negociações políticas fossem acaloradas. O engajamento popular encontrou, no Partido Trabalhista Brasileiro, um representante de seus interesses.

Além disso, movimentos sociais começaram a surgir no país. Os sindicatos multiplicaram-se e começaram a surgir movimentos de trabalhadores, de camponeses, de estudantes etc. As camadas populares reivindicavam que a legislação trabalhista e os direitos sociais fossem aprofundados e reformas estruturais acontecessem.

A disputa político-partidária era feroz e crises aconteceram ao longo desse período. O partido liberal-conservador chamado União Democrática Nacional (UDN) tentou impedir a posse de dois presidentes: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Os militares também estavam engajados politicamente, e o racha entre direita e esquerda nas Forças Armadas (FFAAs) era visível

espero ter ajudado

OBS: ESSSA É SÓ A QUESTÃO 01

Explicação:


brisadona: obg
gabryellesalesbezerr: por nada !!!
Perguntas similares