• Matéria: Geografia
  • Autor: Staarr
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto e responda:
A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO No sertão nordestino predomina o clima semiárido, caracterizado principalmente pela irregularidade do regime das chuvas, o que pode provocar, em determinados lugares, períodos de sete a nove meses de seca.
Para reduzir as consequências desses longos períodos de estiagem, quando os rios temporários da região secam, o governo federal iniciou as obras de transposição das águas do rio São Francisco, como a construção de vários canais que levam as águas do rio em direção ao norte (Ceará e Rio Grande do Norte) e ao leste (Pernambuco e Paraíba).
A obra gerou grande polêmica entre os que defendem e os que criticam a transposição.
Os defensores alegam que o São Francisco abastecerá açudes, ampliando as atividades agrícolas e, consequentemente, o número de empregos e a renda da população. Outro benefício é o fornecimento de água a várias cidades da região.
Os críticos desse projeto destacam o elevado custo da obra, o reduzido número de pessoas beneficiadas e os impactos ambientais na fauna e na flora da região, além de considerar inadequado o desvio das águas do São Francisco, que, por não ser um rio caudaloso, poderá prejudicar o funcionamento de hidrelétricas situadas a jusante das obras.  Açude = construção destinada a represar águas.

a) O que levou o governo federal a iniciativa da obra de transposição do rio São Francisco?

Respostas

respondido por: miguelldl
6

Resposta:

Foi uma ideia para minimizar a seca no Nordeste

Perguntas similares