Padrão de beleza: uma maneira sutil de atacar
Quando falamos em combate à violência, pensamos em violência doméstica, agressões verbais, abuso sexual, exploração sexual infantil, bullying…. Mas
Você já pensou que existem maneiras mais sutis de atacar as pessoas?
O que você acha dos padrões de beleza? Você já parou para analisar como eles se propagam em nosso
cultura? Assistir desenhos animados feitos para crianças. As princesas são sempre esguias, com uma cintura fina e muitas curvas. Há cenas em que a exibição de formas corporais está diretamente associada à conquista de um personagem masculino. O que isso ensina nossas meninas? Que precisam ter uma determinada forma física para serem bonitas e que podem conquistar um homem pela exibição das formas de seus corpos.
E as bonecas? O corpo, as roupas e a pintura facial os tornaram cada vez mais sensuais. Que mensagem você transmite para as meninas? Recentemente, assisti a um vídeo em que um artista transforma bonecas de “hipersexualizadas” em bonecas que mais parecem garotas, como são naturalmente, de roupas a pinturas faciais. Que diferenca!
Outro vídeo que recentemente me chamou a atenção foi aquele que mostrava a insatisfação das meninas com seus cabelos crespos ou ondulados. Onde você aprendeu que só o cabelo liso é bonito? Todos os meios de comunicação têm influência sobre nós, adultos e crianças. Algumas influências afetam diretamente nossa autoimagem, a maneira como nos vemos e o que pensamos e sentimos sobre nós mesmos. Quer sejam campanhas publicitárias, desenhos animados, filmes ou romances, quer conteúdos pornográficos, tudo tem o poder de impactar o olhar da mulher sobre o seu corpo e cooperar no desenvolvimento da insatisfação com a sua imagem corporal.
A autoimagem de milhares de mulheres é atacada diariamente pela propagação dos conceitos do belo e do feio, do apropriado e do impróprio, do bom e do mau,
em relação às medidas corporais, cor da pele, tipo de cabelo, etc. E essa violência é tão sutil que a reproduzimos no dia a dia e não a percebemos.
Romper o silêncio sobre qualquer tipo de violência é necessário. No entanto, em meu escritório descobri que pessoas que não gostam tanto de si mesmas geralmente não quebram o silêncio. Em muitos casos, eles foram ensinados desde pequenos que têm pouco valor, a começar pela aparência.
Convido você a pensar um pouco sobre esse assunto. Não sei o quanto isso afeta você, mas certamente fala de alguém que é próximo a você. ATIVIDADE 01
Sobre o que o texto está falando?
ATIVIDADE 02
Que tipos de violência são citados no texto?
ATIVIDADE 03
Por que o padrão de beleza também é um ato de violência?
ATIVIDADE 04
O que você acha dos padrões de beleza?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1 - Fala que o padrão de beleza é considerado uma forma de agressão.
2 - Violência doméstica, agressões verbais, abuso sexual, exploração sexual infantil e bullying.
3 - Porque um estereótipo considerado um padrão de beleza é veiculado na mídia e afeta a autoimagem das pessoas.
4 - Você dará sua opinião sobre o texto exibido.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás