Respostas
Resposta:
Principal cartão-postal de Manaus, o Teatro Amazonas tem uma longa história desde a construção em 1896, durante o ciclo da borracha. Maior símbolo cultural do estado, a palavra simplicidade não se ajusta à imponência da construção, que esconde diversos contos e raridades no cenário arquitetônico.
Inaugurado pelo governador Eduardo Ribeiro, em 1896, o Teatro Amazonas levou 15 anos para ficar pronto. O projeto de construção foi feito pelo deputado provincial Antônio José Fernandes Júnior em 1881, mas ficou abandonado por oito anos.
As obras só foram retomadas com o início da gestão de Eduardo Ribeiro, quando o projeto tomou impulso. Antes, o espaço servia de campo de futebol amador.
Construído para abrigar eventos da elite de Manaus, que buscava se aproximar dos padrões da Europa em questão de estrutura, o Teatro Amazonas abrigava grandes espetáculos voltados para as famílias tradicionais.
Mas os eventos se tornaram abertos também para a classe mais pobre da cidade. Eles ocupavam os assentos em frente ao palco, que apresentam melhor visibilidade das performances.
O motivo? A elite tinha a sensação de "superioridade’’ ao ocupar os camarotes acima da plateia. Quanto maior o andar significava que mais influente era a família.
No entanto, os camarotes apresentam uma visibilidade baixa dos espetáculos em relação aos assentos de frente ao palco, no térreo. Atualmente, eles são os mais requisitados e mais caros em apresentações pagas.
Explicação: