Apresente uma consequência negativa da crise de 2008 para as políticas sociais nos países de industrialização antiga e uma consequência positiva da crise para a economia dos países de industrialização recente.
Respostas
Apesar de não ter atingido em cheio o Brasil em um primeiro momento, a crise de 2008 abalou o mercado financeiro mundial, trazendo sérias consequências tanto aos Estados Unidos quanto à Europa. Os setores mais prejudicados foram os financeiros, em um golpe que abalou a estrutura do capitalismo.A crise de 2008 começou em razão da especulação imobiliária nos Estados Unidos. Foi a chamada bolha, causada por um aumento abusivo nos valores dos imóveis.
Ao atingir preços bem acima do mercado, o setor acabou entrando em colapso, pois a supervalorização não foi acompanhada pela capacidade financeira dos cidadãos de arcar com os custos.
As causas da crise de 2008 foram:
liberação de crédito sem grandes exigências;
queda na produtividade;
falta de liquidez;
aumento dos juros.
A Crise de 2008 iniciou nos Estados Unidos por conta da especulação imobiliária. Com a supervalorização dos imóveis, os proprietários não tinham condições de pagar as hipotecas. Nos paíse de industrialização antiga como Estados Unidos e paises da União Europeia os efeitos foram desastrosos, com o aumento da dívida pública externa. No caso de países com industrialização recente, crises como essa favorecem substituição de importações com produções em indústrias nacionais.
Estados Unidos
A crise de 2008 foi a segunda maior crise economica da história do país. As principais causas foram:
- Bolha no setor de imóveis
- Inadimplência
- Governo despreparado economicamente
O governo Bush liberou investimentos às empresas afetadas. Mesmo assim, muitas empresas quebraram afetando todos os setores econômicos como a indústria. As ações do mundo entraram em queda causando desemprego e queda da produtividade mundial
Brasil
As influencias imediatas foram queda da bolsa de valores e aumento do dólar que afetou as importações. Alguns setores produtivos buscaram soluções internas para suprir as necessidades impostas pela alta dos preços internacionais.
Oficialmente, a recessão terminou em 2009. No entanto, será verificado consequências nos anos seguintes repercutindo em grande parcela da população do mundo.
Sobre Crise de 2008: https://brainly.com.br/tarefa/8900661
#SPJ2