Respostas
Olá!
O Agreste é uma mesorregião do Nordeste, localizada na zona de transição entre a Zona da Mata (litoral nordestino) e o Sertão.
Por ser uma faixa de transição, encontra-se no Agreste tanto a Mata Atlântica quanto a Caatinga. O clima predominante é o semiárido, sendo uma região menos úmida que a Zona da Mata e menos seca que o Sertão.
Por se encontrar no Planalto da Borborema, as altitudes no Agreste variam entre 500m e 800m, as maiores do nordeste brasileiro. Por conta disso, as massas de ar carregadas com umidade provenientes do Oceano Atlântico perdem força nessa região, causando intensas chuvas (chamadas chuvas orográficas) em parte do Agreste e em toda Zona da Mata, além de grandes secas na outra parte do Agreste e em praticamente todo Sertão.
A altitude aumenta à medida que se afasta do litoral. O Planalto da Borborema, principal formação geológica na faixa de transição da Zona da Mata para o Agreste, é conhecido popularmente como Serra das Russas, e tem altitude média de 400 m, ultrapassando os 1.000 m nos pontos mais elevados. Em Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano, está localizado o Pico da Boa Vista (1.195 m), ponto culminante do estado.
No Sertão os níveis de altitude decrescem em direção ao Rio São Francisco, formando, em relação ao Planalto da Borborema, uma área de depressão relativa. O município sertanejo de Triunfo é a cidade mais alta de Pernambuco (1.004 m), e onde localiza-se o segundo ponto mais alto do estado, o Pico do Papagaio (1.185 m).
_______________________
Espero ter ajudado! =)