12) Max Weber considerou a Reforma Protestante fundamental para a construção do mundo ocidental moderno. Sobre esse tema, assinale o que for correto.
01. Inicialmente, a Reforma foi um movimento para ajustar algumas práticas da Igreja Católica, e não para romper com ela.
02. O ideal dos reformadores não era flexibilizar o cristianismo, mas sim fazer que a doutrina fosse cumprida plenamente por todos os cristãos.
04. O calvinismo, uma das doutrinas religiosas surgidas durante a Reforma, teria sido central para o desenvolvimento do capitalismo moderno.
08. Ao analisar a formação do mundo ocidental moderno, bem como do capitalismo, Max Weber percebeu que os significados dados ao trabalho no período Pré-Reforma foram mantidos pelo protestantismo.
16. Para Max Weber, essa Reforma foi um marco fundamental para o “desencantamento” do mundo e para o avanço do processo de racionalização.
Marque a soma respondente as afirmativas corretas:
a) 04
b) 08
c) 02
d) 23
e) 17
Respostas
Resposta:
a alternativa eu não sei pois estudo no 6°ano do fundamental e não estudo isso ainda. Mas tentei, pega essa explicação e procure a resposts. Desculpa msm. Espero ter ajudado TwT.
Explicação:
Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517[1][2] na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Tendo por ponto de partida as críticas às vendas de indulgências, o movimento de Lutero tornou-se conhecido como um protesto contra os abusos do clero, evoluindo para uma proposta de reforma no catolicismo romano a partir da mudança em diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, com base no que Lutero entendia como um retorno às escrituras sagradas.[3] Os princípios fundamentais extraídos da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.