Sabe-se, desde as análises célebres de Veblen, que o consumo das classes superiores obedece essencialmente ao princípio do esbanjamento ostentatório, e isso a fim de atrair a estima e a inveja dos outros. O móvel que está na raiz do consumo é a rivalidade dos homens, o amor-próprio que os leva a querer comparar-se vantajosamente aos outros e prevalecer sobre eles. Para conquistar e conservar honra e prestígio, as classes superiores devem dar e despender amplamente, devem fazer exibição de riqueza e de luxo, manifestar ostensivamente, por suas boas maneiras, seu decoro, seus adereços, que não estão sujeitas ao trabalho produtivo e indigno. LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Editora Companhia das Letras, 2009. A partir do excerto é possível afirmar que: Alternativas Alternativa 1: O consumo aumenta a auto-estima. Alternativa 2: É fundamental consumir para a promoção da própria honra. Alternativa 3: É só através do consumo que se pode chegar a uma sociedade ideal. Alternativa 4: A competitividade inerente à sociedade fundamenta o ideal de consumo. Alternativa 5: Sentimentos como honra e prestígio devem ser os orientadores da sociedade de consumo.
Respostas
Resposta:acho que é a letra a) o consumo aumenta a auto-estima.
Explicação:
A resposta correta para a pergunta sobre consumo ostentatório na sociedade é a ALTERNATIVA 4.
CONCEITO DE CONSUMO OSTENTATÓRIO NA SOCIEDADE
O economista e sociólogo Thornstein Bunde Veblen publicou, no ano de 1899, o livro A Teoria da Classe Ociosa que até hoje se mantém atual.
Resumia, de forma básica, a ostentação no consumo como comprar o que não gosta para mostrar a quem não gosta o dinheiro que não se tem.
Segundo o estudioso, ao se considerar o consumo ostentatório na sociedade, no início a sociedade era igualitária pela situação mais selvagem em que viviam, mas depois consolidou-se uma classe sustentada pela propriedade.
CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS COM CONSUMO DO TIPO OSTENTAÇÃO
O consumo ostentatório na sociedade, realizado basicamente pelo ócio, deve ser feito sem uma razão para a sua realização.
Neste sentido, existem algumas características relacionadas com a execução do consumo do tipo ostentatório:
- Padrões de consumo da classe ociosa se tornam ideais para a classe trabalhadora;
- Necessidade individual de equiparar-se com o outro humilhando, para isso, os que tem menores condições;
- Vivência do chamado lazer conspícuo gastando muito dinheiro e, ainda, determinando os comportamentos esperados para classes mais baixas
Assim, o consumo ostentatório na sociedade mantém uma competitividade definindo o que é ideal para ser e utilizar sendo representado, por exemplo, nos dias atuais por celebridades e influencers digitais.
Mais sobre consumo na sociedade moderna: https://brainly.com.br/tarefa/12119809