Há coisa como ver um paiaiá
Mui prezado de ser Caramuru
Descendente do sangue de tatu
Cujo torpe idioma é Copepá.
A linha feminina é Carimá
Muqueca, pititinga, caruru,
Mingau de puba, vinho de caju
Pilado num pilão de Pirajá.
A masculina é um aricobé,
Cuja filha Cobé, c`um branco pai
Dormiu no promontório do Passé.
O branco é um Marau que veio aqui:
Ela é uma índia de Maré:
Cobepá, Aricobé, Cobé, Paí.
(Gregório de Matos)
O texto acima de Gregório de Matos foge aos padrões do Barroco, pos:
A) Trabalha a sonoridade a partir de palavras de sons semelhantes.
B) Incorpora palavras indígenas à língua portuguesa europeia utilizando-as num soneto que é uma forma clássica.
C) Trata de uma temática que remete a metafísica do homem branco.
Trata de forma próxima ao romantismo a questão do índigena.
D)Não faz uso de metáforas, comparações, antíteses e paradoxos como é comum no Barroco.
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B) Incorpora palavras indígenas à língua portuguesa europeia utilizando-as num soneto que é uma forma clássica.
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