Plínio Salgado e Luiz Carlos Prestes. EXPLIQUE em um texto o que foi os movimentos sociais que lideraram e relacione com o clima de polarização política daqueles anos no país e no mundo:
Respostas
Resposta e explicação:
Plínio Salgado liderou o movimento integralista, ou Ação Integralista Brasileira (AIB), esse movimento tinha caráter fascista e nacionalista, inspirado no modelo italiano. Apesar de ter semelhanças com o nazismo, o movimento se diferenciava ao enfatizar a cultura indígena brasileira, como por exemplo, sua saudação do tupi: anauê. O lema era “Deus, pátria e família”, mostrando claramente os ideias do movimento.
Luís Carlos Prestes liderou na década de 20: a Coluna Prestes. Na década de 30, guiou: Aliança Nacional Libertadora (ANL), o movimento tinha caráter socialista e comunista, com a intenção de reforma agrária, além de outras pautas de esquerda.
O clima de polarização foi tanta que Prestes tentou dar um golpe de golpe de Estado, conhecido como Intentona Comunista, a ideia era contar com ajuda dos oficiais que o apoiaram anos atrás. Contudo, foi um fracasso. A polarização do lado de Plínio também foi grande, eles ajudaram Vargas apoiando o Plano Cohen, iniciando um ditadura no Brasil com a desculpa de combater o comunismo. Só que quando Vargas acabou com os partidos políticos. Eles tentaram um golpe, cercaram o Palácio do Governo por algumas horas. Contudo, as forças do governo conseguiram massacrar os integralistas. Dessa forma, podemos ver que a polarização era gigante de ambos, por meio das tentativas de golpe de Estado, e do apoio ao Plano Cohen pela AIB.