1) Como as Cruzadas influenciaram os hábitos europeus?
2) Quais fatores contribuíram para que os europeus iniciassem as Grandes Navegações?
3) Explique as práticas mercantilistas.
4) Quais fatores levaram portugueses e espanhóis a serem os pioneiros nas expedições ultramarinas?
5) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
Respostas
Resposta:
1- As Cruzadas causaram o enfraquecimento da aristocracia feudal, fortaleceram o poder real e possibilitaram a expansão do mercado. A civilização oriental contribuiu muito para o enriquecimento cultural europeu, promovendo desenvolvimento intelectual.
2- Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:
- Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda.
- Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra.
- Desejo de expandir a fé cristã
- Necessidade de novos mercados.
3- O Mercantilismo foi um conjunto de medidas político-econômicas que predominou em alguns países europeus após o feudalismo, iniciando a Idade Moderna.
Logo, os mercantilistas defendiam a tese de que a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metal que acumulassem. Consequentemente, o poder do Estado crescia proporção em que tivesse entesourado metais
Assim sendo, através de um governo absolutista, várias medidas foram tomadas em prol da acumulação de ouro e prata. Tudo isso para tornar o país autossuficiente e fortalece-lo em tempos de guerra.
4- Os fatores que levaram Portugal e Espanha a ser pioneiros nas expedições ultramarinas europeias ao começa com o fato de que os lusitanos, ou seja, os portugueses, foram o primeiro Estado Moderno Europeu, fruto de uma grande estabilidade política e econômica, conquista dos portugueses inicialmente, com os espanhóis posteriormente. Os Espanhóis os acompanharam em seguida.
Da mesma maneira, o pioneirismo de ambos nas grandes navegações se deve ao fato de que os os mesmos realizavam comércio desde a idade média, e foram expandindo seus laços comerciais com outras nações; por terem território periférico acabaram se especializando no comércio marítimo. Por último, temos o surgimento e fortalecimento da burguesia ibérica, que incentivou as grandes navegações.
Esses foram os fatores que levaram Portugal e Espanha a ser pioneiros nas expedições ultramarinas europeias, mencionando também a tecnologia marítima desenvolvida, às Caravelas.
5- O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
O território a oeste da linha ficaria com a Espanha e a leste, Portugal.
O objetivo era acabar com as disputas de território desde que o novo continente havia sido “descoberto”, dois anos antes.