Em uma definição simples, para Kuhn, a ciência desenvolver-se-ia pela criação e abandono de paradigmas, modelos consensuais adotados pela comunidade científica de uma época. Depois do estabelecimento de um paradigma, haveria um período histórico em que os cientistas desenvolveriam as noções e problemas a partir do paradigma adotado.



Considerando o ciclo de Kuhn para revolução na ciência avalie as afirmativas a seguir:

I. Ciência normal: onde o paradigma dominante resolve os principais problemas, sendo o direcionador para os principais estudos sobre o tema. Enquanto há um consenso entre a comunidade científica, o paradigma é dominante.

II. Revolução científica: a ciência entra em uma nova fase com a mudança do paradigma, também chamado de revolução científica. Isso ocorre após uma minuciosa fase de exame do paradigma antigo, assim como do novo para se tornar aceito.

III. Modelo insuficiente: com a sucessão de problemas em que o paradigma não é capaz de responder, eles começam a mostrar as “fraquezas” do paradigma.

IV. O conceito de ciência normal explica porque, através de múltiplos experimentos realizados ao longo do tempo, o conhecimento é construído e novos paradigmas são estabelecidos.



KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

TORRES, Daniel Luís Terzariol; TORRES, Ana Paula Vedoato. Engenharia, ciência e tecnologia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


dev48: RESPOSTA 1, 2 E 3

Respostas

respondido por: minerimpdp
12

Resposta:

I, II, III, apenas

Explicação:

Ava

Perguntas similares