Segundo Lent (2013), para a construção de memórias mais duradouras em nosso cérebro, necessitamos aprofundar um pouco mais, associando-se à região CA1 do hipocampo. O hipocampo, a amígdala e os córtices entorrinal, pré-frontal e parietal recebem também vias de informação referente ao estado de consciência, alerta e ansiedade.
LENT, R. Neurociência da Mente ao Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. (Adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os eventos moleculares ocorrem em nosso sistema nervoso modulando e determinando a construção de novas memórias.
II. Existe apenas uma via que influencia diretamente, a consolidação de memórias, sendo a via proveniente da amígdala que alimentam o hipocampo intensamente com os neurotransmissores.
III. Nosso cérebro sabe o que é real e imaginário, assim, ele poderá realimentar os códigos de memórias à medida que as revivemos, seja por meio de histórias, fotos, filmes, roda de conversa, seja por um sonho. Assim, tudo o que lembramos é resultado de uma experiência real vivida por nós.
IV. O processo de formação de memórias depende, inicialmente, de uma memória de trabalho ou operacional que mantém a informação disponível, enquanto as informações são processadas em nosso cérebro. A sustentação para tal funcionamento depende da atividade elétrica, gerada pelos neurônios no córtex pré-frontal, córtex entorrinal, hipocampo e amígdala cerebral.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
26
Resposta:
I e IV
Explicação:
Pag 67 a 71
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás