• Matéria: Ed. Física
  • Autor: JoaoDaPele
  • Perguntado 5 anos atrás

O que são “hormônios da felicidade” e qual a relação destes com a prática de atividades físicas ou exercícios físicos? 15 LINHAS

Respostas

respondido por: geovannabaguiar01
1

Oi! tudo bem? então

Resposta:

Hormônios da felicidade são neurotransmissores que trabalham a favor do nosso bem-estar, seja despertando o sentimento de recompensa depois de um esforço, nos deixando mais “pra cima” ou mesmo permitindo o relaxamento na hora do descanso.

Existem quatro substâncias principais que se encaixam nesse grupo: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Quando uma delas é liberada no cérebro, temos sentimentos positivos. Contudo, quando alguma delas está em falta, surgem sentimentos de solidão, desânimo, ansiedade e até mesmo depressão.

O exercício aumenta a produção da serotonina no cérebro em nosso organismo. Existem duas maneiras pelas quais isso acontece. Primeiro, a atividade física eleva a frequência cardíaca e a velocidade com que a serotonina é disparada dentro do cérebro. O resultado é um aumento tanto na liberação quanto na produção dessa substância.

Em segundo lugar, o exercício regular aumenta o nível de triptofano no cérebro, um aminoácido usado na fabricação da serotonina. O mecanismo exato ainda não é totalmente claro, mas é certo que o exercício aeróbico melhora o humor por meio do aumento dos níveis de serotonina no cérebro.

A endorfina é liberada durante o exercício porque ele é uma forma de estresse saudável, o que gera um estado de euforia. Após sua produção, a endorfina se liga a receptores em todo o nosso corpo, o que ajuda a minimizar a dor.

Após o exercício, as endorfinas podem auxiliar na diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, estabilizar a respiração e restaurar a temperatura normal do corpo. Isso nos permite relaxar.

Espero ter ajudado :)


JoaoDaPele: Obrigado!
geovannabaguiar01: de nada :), e desculpa escrevi mais, dá uma resumida ok?
JoaoDaPele: Ok!
Perguntas similares