O Brasil entrou na história da civilização ocidental com as grandes navegações e o processo de colonização portuguesa na América. A instalação de uma colônia voltada a produção de excedentes para atender o mercado mundial e ao mesmo tempo ser ponto de utilização de mão de obra compulsória (escrava) deu sentido a ocupação das terras que viriam formar o povo brasieliro.
A educação não tinha nos tempos de colonização o mesmo sentido que hoje esperamos das instituições de ensino. O sentido da educação para todos não norteava as ações do estado monárquico português. O interesse na instrução estava voltado a formação de um governante, um líder virtuoso e alguém dedicado, por ser elitizado, formado para se elevar diante dos demais. A educação segregada era uma prática comum e esperada.
As ordens religiosas foram as responsáveis por organizar a educação na colônia portuguesa. Estabelecer unidades educacionais com finalidades distintas. Desta forma, assinale a alternativa correta sobre a formação educacional jesuíta e sua finalidade.
Alternativas
Alternativa 1:
Ao mesmo tempo que os jesuítas tinham a função de propagar a fé católica entre os nativos e fazer a conversão ao cristianismo, tinham a educação dos jovens da elite colonial e dos poucos escolhidos para uma formação clerical.
Alternativa 2:
Defensores de uma educação popular, a Companhia de Jesus estabeleceu o ensino de alfabetização até a formação universitária no Brasil. O legados dos jesuítas está até hoje presente com a instrução sendo uma das principais práticas da vida familiar brasileira.
Alternativa 3:
Interessados em uma formação técnica e profissionalizante, pouco dados a formação humanista, os padres jesuítas fundaram escolas agrícolas e oficinas de manufaturas por todo o Brasil. O que levou ao desenvolvimento precoce da economia industrial no país.
Alternativa 4:
Com uma educação centrada nas classes populares, o que incluía os escravos, lembrando que a Companhia de Jesus fez uma campanha ferrenha para a abolição, os jesuítas formaram um trabalhador que se adaptava com facilidade as inovações tecnológicas.
Alternativa 5:
Os jesuítas mantiveram sua atuação nos núcleos urbanos litorâneos, nas grandes cidades coloniais. Sua preocupação era com a formação do elemento português, livre e que viesse a comandar a colônia. O desprezo dos padres da Companhia de Jesus por indígenas e africanos era nítido. Havia uma grande quantidade de escravos como patrimônio dos padres jesuítas.
Respostas
Considerando a formação educacional jesuíta e sua finalidade, a alternativa correta é a 1, visto que: Ao mesmo tempo que os jesuítas tinham a função de propagar a fé católica entre os nativos e fazer a conversão ao cristianismo, tinham a educação dos jovens da elite colonial e dos poucos escolhidos para uma formação clerical.
No período da colonização, a educação não possuía o atual sentido, visto que considerava apenas a base relacionada ao estado monárquico português. Visto que a instrução estava baseada apenas na formação de um governante, que deveria ser um líder virtuoso.
Então coube às ordens religiosas se responsabilizarem pela organização na colônia de Portugal. E realizar o estabelecimento das denominadas unidades educacionais com objetivos diversos.
Bons estudos!
Sobre a formação educacional jesuíta e seu objetivo entende-se que os jesuítas tinham a função de propagar a fé católica entre os nativos e fazer a conversão ao cristianismo. Alternativa 1.
Os jesuítas eram padres treinados pela Coroa Portuguesa para se adaptarem à vida em locais longínquos de sua terra natal, sob a missão de catequizar os povos nativos das localidades que iam sendo colonizadas pelos lusitanos.
Para disseminar a fé católica, primeiro lhes ensinavam o português, o que facilitaria sua apreensão dos textos sagrados, mas também conduziam os jovens filhos da nobreza portuguesa para que também se interessassem pela vida clériga, ao aprofundar seus estudos teóricos sobre a religião em colégios elementares construídos por eles.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/2196807
Bons estudos!