Respostas
Boa tarde
a) A característica é dominante, e os indivíduos que nos mostraram foram todos os afetados e não afetados.
- E como saber disso ?
Perceba que o indivíduo 1 (mulher afetada), e o indivíduo 2 (homem afetado), deram origem à 3 descendentes, sendo 2 homens (um afetado, representado pelo quadrado preto de número 4, e o outro homem não afetado, representado pelo quadrado branco de número 5), e uma mulher (representada pelo círculo preto de número 6), com essa informação, nós já podemos afirmar que é uma característica dominante, e isso porque os pais tiveram um filho não afetado.
- Como assim ?
Se a característica fosse recessiva, e uma característica recessiva só vai se expressar em dose dupla (aa), todos os descendentes também deveriam ser afetados.
- Isso porque fazendo o cruzamento entre o indivíduo 1 e 2, se eles fossem recessivos (aa) :
a a
a aa aa
a aa aa
Esse casal teria apenas descendentes afetados, porém, eles tiveram um filho não afetado, o que automaticamente nos diz que eles são heterozigotos para a característica (Aa).
- E por que ?
Pois como qualquer característica dominante, basta ter um alelo dominante, que já vai se expressar, logo, poderia ser dada tanta por AA (homozigoto dominante), quanto por Aa (heterozigoto).
- Se ambos fossem homozigotos dominantes (AA) :
A A
A AA AA
A AA AA
Todos seriam afetados, só que eles tiveram um filho não afetado, logo, sabemos que os pais não são homozigotos dominantes.
- Se um fosse homozigoto dominante (AA), e outro heterozigoto (Aa):
A a
A AA Aa
A AA Aa
Todos também seriam afetados, visto que nenhum genótipo foi homozigoto recessivo (aa).
- Porém, sendo ambos heterozigotos :
A a
A AA Aa
a Aa aa
Esse casal, teve 4 filhos, sendo 3 afetados (representados pelos 2 heterozigotos Aa e pelo homozigoto dominante AA), e 1 não afetado, que seria o indivíduo 5 (representado por aa), e por esse mesmo raciocínio, descobrimos que os indivíduos 6 e 7 também são heterozigotos, pois assim como os pais, eles são afetados, só que tiveram um filho não afetado (indivíduo 9 que é aa)
- E os indivíduos 4 e 8, temos como descobrir ?
Não, porque eles podem ser tanto AA, quanto Aa
- Fazendo o cruzamento entre o indivíduo 3 (aa), e supondo que o individuo 4 seja homozigoto dominante (AA) :
a a
A Aa Aa
A Aa Aa
O indivíduo 8 (filha do casal 3/4), seria obrigatoriamente heterozigota Aa
- Se o indivíduo 4 for heterozigoto (Aa) :
a a
A Aa Aa
a aa aa
Se esse fosse o caso, existe 50% de chance de eles terem a filha afetada (Aa), e 50% de não ter a filha afetada (aa), por isso, não temos como afirmar. Porém, nesse tipo de questão, o que prevalece é a possibilidade de 100% de acontecer, então é mais provável que o indivíduo 4 seja homozigoto dominante (AA), mas não podemos afirmar com absoluta certeza.
- Portanto :
a) A característica é dominante e os indivíduos que nos mostram isso são todos os indivíduos afetados e não afetados.
b)
Indivíduo 1 : Aa
Indivíduo 2 : Aa
Indivíduo 3 : aa
Indivíduo 4 : AA ou Aa (mais provavelmente que seja AA), e quando o indivíduo pode ser tanto AA quanto Aa, nós representamos como sendo A_, portanto, o indivíduo 4 é A_
Indivíduo 5 : aa
Indivíduo 6 : Aa
Indivíduo 7 : Aa
Indivíduo 8 : Aa
Indivíduo 9 : aa
Bons estudos e espero ter ajudado