• Matéria: Filosofia
  • Autor: 00001085148403sp
  • Perguntado 5 anos atrás

Assinale a alternativa correta

1. No texto Educação após Auschwitz, Theodor Adorno nos

convida a refletir sobre a educação, para que essa prática

familiar e institucional seja orientada para se evitar a

repetição dos horrores vivenciados nos campos de

concentração, durante a vigência do nazismo na Europa.

[...] Auschwitz foi planejado para exterminar pessoas de

forma “eficiente”. Aqueles que projetaram e administraram

esses campos de extermínio eram homens com boa

formação, eficientes e competentes para cumprir as ordens

de eliminar pessoas e famílias inteiras.

Analisem as afirmativas abaixo e merque aquela que NÃO

corresponde ao pensamento do autor.


a. De acordo com a lógica da produção em série, aqueles que

não se identificam, que não são iguais, passam a ser

encarados como inimigos. Ou seja, aquele que “não é um

igual a mim” não é bom, nem belo ou verdadeiro.


b. O indivíduo em situação de semiformação não procura

refletir criticamente, não é capaz de pensar a própria

realidade e, consequentemente, a própria vida. Essa

condição dos indivíduos semiforçados é consequência da

ausência de reflexão crítica, que pode ser observada em

diferentes grupos que procuram impor-se pela violência.


c. A educação deve formar indivíduos técnicos e conscientes

de que com a técnica serão capazes de não se deixar

determinar pelos outros, estimulando a decisão consciente,
a partir do entendimento esclarecido do que somos e do

mundo em que vivemos.


d. Segundo Adorno, a educação pode atuar nesse sentido,

promovendo a formação dirigida para a autorreflexão

crítica, estimulando a decisão consciente, a partir do

entendimento esclarecido do que somos e do mundo em que

vivemos.


e. Theodor Adorno reconhece na educação a possibilidade de

impedir o retorno da barbárie do tipo que se conheceu em

Auschwitz, pois somente a educação pode, além de

promover a adaptação à realidade, levar à emancipação.



2. A perspectiva de mulher submissa encontrou oposição em

diferentes momentos da história. Nesse sentido, podemos

observar que os contemporâneos de Rousseau, como o

filósofo iluminista francês, Jean De Rond d’Alembert,

opunham-se à posição dele e que, principalmente, as

mulheres não foram tão submissas quanto se pode pensar.

Dessa forma, podemos afirmar que a condição de

submissão nunca foi plenamente aceita e que,

historicamente, mulheres se destacaram na luta pela

igualdade e pela condição de cidadania. Essa posição pode

ser observada no texto reproduzido a seguir. Trata-se da

conclusão da Declaração dos Direitos da Mulher e da

Cidadã.

Das afirmações abaixo, qual delas NÃO corresponde ao

pensamento de Olympe de Gouges?



a. Mulher, desperta. A força da razão se faz escutar em todo o

universo.


b. Reconhece teus direitos. O poderoso império da natureza

não está mais envolto de preconceitos, de fanatismos, de

superstições e de mentiras.


c. A bandeira da verdade dissipou todas as nuvens da

ignorância e da usurpação.

d. Tornando-se livre, tornou-se justo em relação à sua

companheira.


e. O homem escravo multiplicou suas forças e teve

necessidade de recorrer às tuas, para romper os seus

ferros.​

Respostas

respondido por: natividadenaty454
2

1)A 2)C pode marcar tenho certeza

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